As espinhas podem surgir por diversos motivos, com vários fatores desencadeando esses problemas e às vezes não adianta fazer uma rotina de skincare incrível sem saber o porquê você tem tantas espinhas. Pode ser algo emocional, do tempo, da nossa alimentação… Listamos aqui algumas para te ajudar a nortear e como você pode cuidar de cada uma delas.
ANÚNCIO
1. Sua máscara está causando maskne
Se você nota mais espinhas no queixo, na linha do maxilar e nas bochechas, isso pode ser um resultado do uso da sua máscara atual, já que toda a oleosidade, suor, bactérias e umidade ficam presas lá. Isso não quer dizer que você não deve usar máscara, já que é algo obrigatório até que a pandemia passe, então você pode buscar um novo modelo que te ajude nessa missão.
2. Pode ser que não seja acne
A acne que você tenta tratar na verdade não é uma acne, fazendo com que o tratamento não tenha efeito. Se as espinhas aparecem na linha do cabelo, na testa, no peito ou nas costas, e parecem com algumas pontas vermelhas, isso na verdade são acnes de fungo, que precisam ser tratadas por um dermatologista.
3. Você não lava sua cara suficientemente
A sujeira, oleosidade e a maquiagem vão aparecendo na sua pele, e não lavar nem a cara nem o travesseiro suficientemente podem causar mais espinhas por causa da fricção, gerando até inflamações. Lembre-se de lavar o travesseiro pelo menos a cada quatro dias, e invista em um travesseiro de cetim ou seda.
4. Sua falta de sono está te atrapalhando
Quem nunca sofreu com a falta de sono? Isso atrapalha nosso ritmo circadiano, e dormir de menos deixa nosso corpo exposto a níveis altos de cortisol que podem gerar espinhas do estresse.
5. Você utiliza muito creme para a acne
Já dissemos aqui que para uma rotina de skincare funcionar bem, não é preciso aplicar muito creme, certo? É só utilizar a quantidade certa e verificar se os ingredientes do seu creme atual são os certos para você.
6. Você não faz esfoliação
Não esfoliar a pele regularmente pode trazer acnes, assim como esfoliar demais. Aqui, o balanço é o segredo, fazendo esse procedimento somente 3 vezes por semana.
ANÚNCIO
7. Seus produtos para cabelo estão te causando acne
Sabia que ao lavar o cabelo, os ingredientes acabam entrando na pele do rosto, do peito e das costas, e podem causar acne? Se esse for o caso, busque por um shampoo sem sulfato, e ao passar condicionador, certifique que o produto não vá para outra área do corpo.
8. Suas atividades físicas com muito suor trazem acne
É sempre bom fazer atividades físicas que vemos resultado, ainda mais com muito suor, mas é preciso ir para a academia sem maquiagem nem nada, além de sempre lembrar de tomar banho depois.
9. Seu sabão de roupas está irritando a pele
Alguns sabões para lavar roupas podem ser demais para a pele, e se você está usando alguns deles para lavar toalhas e roupas em geral, isso pode causar uma irritação e consequentemente, uma espinha. Busque por sabões sem fragrância e para peles sensíveis.
10. Sua alimentação causa sua acne
Tomates e espinhas contém ácido licopeno, que pode mudar muito o nível de pH da pele e acaba gerando diversas espinhas perto da boca. Além disso, irritações com glúten, lactose e outros itens podem prejudicar seu corpo em geral, assim como causar mais acne.
⋅ ⋅ ⋅
Leia mais textos da NOVA MULHER
5 máscaras naturais para cuidar do seu cabelo se você usa secador e chapinha
Como fazer chunky highlights com ingredientes naturais para não danificar seu cabelo
5 dicas para cuidar dos cabelos tingidos no verão
Depois do nº 5, vem aí o nº1, a linha de embalagens ecológicas e produtos naturais da Chanel
⋅ ⋅ ⋅
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
⋅ ⋅ ⋅
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.