Durante a tarde de ontem, no dia 20 de janeiro, os três últimos participantes do Camarote embarcaram no BBB 22 para completar o jogo. Linn da Quebrada, Jade Picon e Arthur Aguiar não puderam entrar na estreia por conta do resultado positivo de COVID-19 que receberam ao entrar no confinamento.
E uma coisa chamou a atenção em especial: a camiseta usada por Lina durante a sua chegada. A peça traz a estampa da obra “Monumento à voz de Anastácia”, criada pelo artista Yhuri Cruz, que reinventou a imagem de Anastácia Livre, já que a pintura original feita pelo francês Jaques Etienne Arago, em 1817, trazia uma Anastácia com uma mordaça.
“Anastácia Livre é uma viagem no tempo. É voltar ao passado e libertar essa mulher negra escravizada que veio do Congo no século XVIII e foi condenada à mordaça pelo resto da vida por lutar contra um homem branco que a violentou sexualmente”, explica Yhuri sobre a obra. “Se tornou a ‘escrava santa’ por sua firmeza, mas refém à uma iconografia colonial. Em ‘Monumento à voz de Anastácia’, trabalho que exponho hoje, ergo um monumento à voz dela. Uma voz negra, feminina, de luta pela existência.”
O look já estava planejado desde Dezembro, e foi uma tática de Lina e Yhuri para mostrar símbolos como esse em grandes mídias como o BBB, mostrando a importância de disseminar a mensagem para diversos públicos. Você pode encontrar a obra na exposição Carolina Maria de Jesus, no IMS de São Paulo capital, até dia 27 de março de 2022. A entrada é gratuita.
⋅ ⋅ ⋅
Leia mais textos da NOVA MULHER
Influenciadora descobre pelo TikTok que homem que conheceu durante as férias é casado
Produções únicas do estilo de Jade Picon para se inspirar
Morre André Leon Talley, primeiro jornalista negro com grande influência na moda
Mudança de realidade: a mais nova tendência do TikTok, parecida com o filme “A Origem”
⋅ ⋅ ⋅
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.