A poluição está presente no nosso dia a dia, infelizmente, e estudos ainda mostram que o efeito que isso tem em nossa pele está longe de ser invisível. Segundo a OMS, a poluição do ar é uma das ameaças mais perniciosas à saúde pública global, podendo trazer envelhecimento prematuro, aumento da sensibilidade e falta de brilho para a pele.
Leia também:
Para copiar: o rabo de cavalo Barbie veio com tudo!
Essa poluição é responsável também pela vermelhidão, embotamento e surgimento de linhas finas na pele, mesmo as partículas da poluição em si sendo de 20 a 40 vezes menores do que os nossos poros, facilitando que elas entrem em contato com a pele, trazendo os radicais livres para ela.
Quando a pele é saudável, ela consegue fazer um filtro eficaz do que é bom e do que é ruim para nós, mas quando já está comprometida não consegue nem reter a umidade e impedir a entrada de sujeira e impurezas.
Como combater os efeitos?
É necessário diminuir e criar um limite à exposição, como por exemplo escolher estradas menores e menos movimentadas para caminhar, além de limpar de duas a três vezes por dia a pele, principalmente à noite, removendo a poluição diária.
Além disso, você pode investir em um limpador ácido que neutraliza as partículas da pele, junto com um esfoliante que desintoxica os poros e evita a aderência de poluentes. Para finalizar, vale colocar na pele camadas de sérum, um fluído e um hidratante diário, criando proteções que deixam as partículas em cima da pele e não penetrem na maquiagem.
Antioxidantes também ajudam a fortalecer e neutralizam a pele dos principais gatilhos de envelhecimento, ainda mais se forem produtos formulados exclusivamente contra a poluição. Para potencializar ainda mais, vale investir em purificadores de ar, deixando o cuidado por completo.
⋅ ⋅ ⋅
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
⋅ ⋅ ⋅
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.