Com o passar do tempo, o cabelo branco começa a ser motivo de preocupação de muitas pessoas. O cabelo fica grisalho ou grisalho à medida que envelhecemos devido a um processo biológico que é influenciado por diferentes fatores, como genes, proteínas e enzimas.
De acordo com o portal Nueva Mujer (em espanhol), a cor do cabelo é determinada por dois tipos de células-tronco: as responsáveis por orquestrar o desenvolvimento dos folículos pilosos (a parte da pele a partir da qual o cabelo cresce) e as células-tronco que determinam a cor do cabelo, conhecidas como melanócitos.
A morte dos melanócitos é cabelos grisalhos
Em nosso couro cabeludo existem aproximadamente 100 mil folículos a partir dos quais o cabelo cresce. Em cada folículo existem melanócitos que contêm apenas dois pigmentos: melanina (escuro) e feomelanina (claro).
A combinação de ambos deixa todos os tons de cor possíveis. Uma vez que um cabelo nasce de um folículo, a cor é fixa e não pode ficar branca, como explica o portal Muy Saludable (em espanhol). Quando os melanócitos do folículo morrem, o cabelo nasce sem pigmento, completamente branco. Isso é o grisalho.
O cabelo branco pode aparecer em qualquer idade, mas é mais comum após os 35 anos nos homens e ainda mais cedo nas mulheres.
· · ·
Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por: “Você sabia que o óleo de alecrim pode ajudar a engrossar o cabelo? Descubra como”
· · ·
As causas do aparecimento de cabelos brancos
O surgimento dos cabelos grisalhos pode ter diferentes origens, entre elas:
- Genética: a raça determina em parte a idade em que os cabelos grisalhos aparecem, que é de cerca de 30 anos em brancos, 40 em asiáticos e 45 em africanos.
- Estresse: altera o funcionamento do metabolismo e dos hormônios, afetando a produção de melanina.
- Deficiências alimentares: falta de proteína na dieta e deficiências em micronutrientes, principalmente vitaminas do complexo B, principalmente B12, vitamina D e vitamina E, baixos níveis de ferro, cobre, zinco e cálcio no sangue podem acelerar a morte dos melanócitos.
- Doenças: vitiligo (despigmentação da pele, olhos, mucosas etc.), hipotireoidismo (diminuição da função da glândula tireoide) ou a rara síndrome de Werner, caracterizada por envelhecimento acelerado.
- Produtos ou agentes químicos: como corantes ou o abuso de secador e chapinha.
- Tabaco: os fumantes são quatro vezes mais propensos a ter cabelos grisalhos.
- Má higiene e uso de água muito quente.
Como prevenir
- Evite o estresse: realize técnicas de relaxamento, como ioga ou qualquer esporte que ajude a liberar a tensão.
- Tenha uma boa alimentação: toda dieta saudável envolve evitar açúcares, frituras, gorduras e componentes artificiais e aumentar o consumo de frutas e vegetais.
- Cuide dos cabelos: use corantes naturais ou produtos de coloração levemente agressivos para esconder os cabelos grisalhos e massageie o couro cabeludo.
- Abandone o tabaco.
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.