Os pinceis e esponjas de maquiagem são acessórios que nos ajudam muito na hora de dar aquele acabando perfeito na maquiagem. No entanto, apesar de serem itens indispensáveis e queridinhos de quem ama uma boa make, eles exigem alguns cuidados especiais.
Quando não higienizamos corretamente os nosso pinceis e esponjas de maquiagens, eles podem se tornar ambientes ideais para a proliferação de bactérias que, quando em contato com a nossa pele, podem causar doenças, irritações e alergias.
Além do cuidado com a higiene, saber limpar os seus acessórios de maneira correta também vai aumentar a durabilidade dele, fazendo com que durem por anos.
Confira abaixo algumas dicas de cuidados com pinceis para fazer eles durarem mais e evitar doenças:
· · ·
Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por: “Sempre cheirosa: Truques infalíveis para fazer seu perfume durar mais”
· · ·
Frequência de limpeza
Se você usa maquiagem todos os dias e usa pinceis para aplicá-la, a recomendação é que os acessórios para bases, corretivos líquidos e batons sejam lavados a cada 15 ou 20 dias no máximo. Eles acumulam mais produto e a umidade facilita a presença de bactérias e fungos.
Já os pincéis usados para aplicar sombras secas e pós devem ser lavados no mínimo uma vez por mês.
Se você não faz uso de pincéis todos os dias, a dica é checá-los um dia antes de utilizá-los, para que dê tempo de lavar e secar se necessário. De qualquer forma, é importante fazer uma limpeza pelo menos uma vez por mês, para que não haja a proliferação de fungos e bactérias.
Vale ressaltar que retirar o acúmulo de produto com um lenço umedecido, por exemplo, para usar outra cor durante a maquiagem, não substitui a higienização correta e nem previne o pincel de ser um transmissor de bactérias.
As esponjas de maquiagem também necessitam um cuidado especial: o indicado é que elas sejam descartadas em até três meses.
Como lavar
O mercado oferece uma série de produtos específicos para a limpeza e higienização de pincéis, entretanto, eles podem ser mais agressivos, por isso é importante tomar cuidado. Verifique se ele é adequado ao tipo de cerda do pincel, para não estragar.
Shampoos neutros infantis, podem ser uma ótima opção para a limpeza dos pinceis, pois promovem uma limpeza suave e deixam as cerdas macias.
Para lavar os pinceis, coloque um pouco de produto nas mãos e, na água corrente faça movimentos circulares com os pincéis na mão - cuidado para não danificar as cerdas e tente não molhar o cabo, caso ele seja de madeira.
Enxágue até que todo o shampoo seja retirado e o pincel esteja bem limpo. Depois, remova o excesso de água com uma toalha ou papel toalha. Já tente moldar as cerdas em seu formato original, sempre apertando e nunca esfregando o pincel na toalha. Deixa secar naturalmente em local arejado.
Dicas extras:
- É importante que os pincéis não sejam deixados em pé, pois pode escorrer água para o cabo do pincel, o que pode danificar, além de danificar o formato original das cerdas;
- Deixar os pincéis secarem deitados sobre uma toalha;
- Caso necessite secar mais rápido, use secador, com ar frio e sempre no sentido da cerda;
- Deixe os seus pinceis secarem por completo antes de guardar. É fundamental armazená-los em local seco. Os banheiros, por exemplo, não são uma boa escolha, já que a umidade e o calor aumentam a proliferação de bactérias.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.