Moda

Essas dicas de lavanderia vão fazer as suas roupas durarem muito mais

Além de não perder aquela peça que você tanto ama, essas dicas vão te ajudar a economizar

ANÚNCIO

Roupas podem custar muito caro e, por isso, você quer que elas durem o maior tempo possível. De acordo com uma pesquisa da P&G (em inglês), enquanto 39% das pessoas planejavam usar a peça de roupa comprada mais recentemente mais de 30 vezes, na realidade mais de 40% jogam fora a peça após menos de 10 usos.

Parece que nossos métodos de cuidado são o que está reduzindo o tempo de vida útil das nossas peças. Quase 70% das pessoas entrevistadas afirmaram que a principal razão pela qual se livram das roupas é porque a roupa perdeu a forma, desbotou ou começou a parecer velha.

Para proteger seu investimento (e o meio ambiente), aqui estão algumas dicas que vão fazer suas roupas durarem muito mais:

Leve uma caneta de remoção de manchas ou lenço

A primeira regra no tratamento de manchas é tentar limpá-las o mais rápido possível. Canetas e lenços de remoção de manchas são as mais recentes inovações quando o assunto é remover manchas. Siga as instruções cuidadosamente e certifique-se de fazer o acompanhamento quando chegar em casa. As canetas são ótimas, mas não são mágicas – você ainda precisa lavar a roupa para evitar danos.

Inspecione, trate e reinspecione as manchas

As manchas acontecem e todas as roupas devem ser verificadas quanto a manchas que possam precisar de tratamento adicional antes de serem lavadas. Se você não tiver tempo para tratar a mancha imediatamente, marque o local com um prendedor de roupa ou um alfinete de segurança enorme para se lembrar de tratá-la antes de lavar.

E não se esqueça de verificar novamente a área manchada após a lavagem. Se não desaparecer, repita o tratamento.

Leia as etiquetas de cuidados com o tecido

A menos que você seja um especialista em lavanderia bem experiente, você deve ler as etiquetas de cuidados nas roupas. Se diz lavar em água fria, então acredite. Se o rótulo diz apenas lavagem a seco, acredite, especialmente se o item for novo.

À medida que você ganha experiência, você aprenderá que alguns itens rotulados como lavagem à mão podem ser colocados na lavadora em um ciclo suave. Ou, algumas roupas não estruturadas, como suéteres ou roupas de malha, podem ser lavadas à mão em vez de lavadas a seco.

No entanto, em caso de dúvida, siga a etiqueta de cuidados ou pergunte a um especialista.

Sempre separe a roupa

Quando você joga suas roupas em uma máquina de lavar, elas essencialmente dançam umas com as outras enquanto se movem. Você gostaria que sua blusa rendada de náilon dançasse perto de um zíper de metal irregular em uma jaqueta com capuz? Provavelmente não.

Outra vantagem de separar a roupa corretamente é que, na hora de usar a secadora, um tipo de tecido não ficará “cozido”, enquanto os outros ainda estarão bastante úmidos quando você selecionar a temperatura de secagem correta.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por: “”

· · ·

Botões e zíper fechados

Lavar calças e jaquetas com os botões e zíper fechados, dificulta que eles se prendam em outro tecido ou até que quebrem. Você não quer encontrar roupas enganchadas umas nas outras.

Suas roupas também durarão mais se depois de abotoá-las, você as virar do avesso. Isso evitará o desgaste do acabamento externo, ajudará a evitar “pilling” e diminui o desbotamento da cor.

Quando suas roupas estiverem limpas, certifique-se de usar o tipo correto de cabide. Cabides de arame finos podem causar estrias nos ombros ou até mesmo deformar as roupas ao permitir o alongamento. Lembre-se sempre de dobrar itens de malha em vez de pendurar para evitar esticar.

Use um saco de malha para peças delicadas

Um saco de roupa de malha pode ser seu melhor amigo para proteger roupas delicadas como lingerie quando você as lava. Também é maravilhoso para meias e itens de bebê que são tão pequenos que parecem desaparecer. Coloque todos as peças em um saco e você sempre os encontrará e seus pares correspondentes.

Não exagere no sabão e amaciante

Quase todo mundo é culpado de usar muito sabão e/ou amaciante quando vai lavar a roupa. Mais detergente nem sempre significa mais limpeza. O detergente extra se fixa na roupa e deixa o acabamento opaco e duro.

Comece usando metade da quantidade usual de detergente e 1/2 xícara de bicarbonato de sódio como reforço. Você ficará surpreso como sua roupa vai sair limpa e você estará economizando dinheiro. Se você não estiver satisfeito, adicione um pouco mais de detergente da próxima vez.

Amaciantes podem ajudar as roupas a durarem mais. Eles trabalham revestindo as fibras com lubrificantes que tornam os tecidos mais macios ao toque. Os lubrificantes também fazem com que as fibras deslizem umas contra as outras mais facilmente para tornar os tecidos mais macios, reduzir o desgaste, aumentar a resistência a manchas e reduzir a aderência estática. Siga as orientações e não exagere para obter os melhores resultados. Muito amaciante pode manchar suas roupas, principalmente as mais claras.

Não sobrecarregue a lavadora

Encher a lavadora de roupas pode parecer a maneira mais fácil de lavar mais roupas rapidamente, mas é prejudicial ao tecido. Primeiro, eles não ficam tão limpos e, em segundo lugar, eles se esfregam tanto que há danos reais ao acabamento de suas roupas.

Siga as instruções sobre como carregar uma lavadora corretamente para proteger seu investimento em roupas.

Lave as roupas com água fria

Para certos tipos de tecido, a água quente pode causar encolhimento, alongamento e manchas permanentes. Aprenda a usar a temperatura correta da água para diferentes tipos de tecido.

O calor extremamente alto na secadora também pode fixar manchas e causar danos aos tecidos. Siga cuidadosamente as instruções do rótulo e selecione o ciclo de secagem correto para obter os melhores resultados.

Cuidado com o alvejante

O alvejante com cloro danifica qualquer tecido – incluindo algodão branco – se usado em uma concentração muito alta. Sempre dilua alvejante de cloro e aprenda a usá-lo com segurança.

Manchas de alvejante podem ocorrer quando alvejante é acidentalmente espirrado na roupa, quando o alvejante escorre de um dispensador automático ou uma peça de roupa que entrou em contato com alvejante toca outro item. Tome muito cuidado para evitar esses problemas - especialmente se você estiver compartilhando uma lavanderia com outras pessoas.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO