Você já deve ter visto essa tendência por aí, mas talvez não saiba que ela chama Old Money, traduzindo de forma livre com o significado “dinheiro velho”. Fazendo muito sucesso no norte do mundo há uns anos, recentemente tomou conta do TikTok com vídeos onde podemos nos inspirar e trazer essa estética para os dias atuais. Afinal, ela já conta com mais de 320 milhões de visualizações, e conteúdo é o que não falta pra gente se inteirar.
ANÚNCIO
Leia também:
O sapato oxford deixa seu inverno muito mais elegante
Essa é uma estética que designa grandes fortunas, como heranças que são acumuladas a cada geração, e sendo um estilo usado principalmente pelos herdeiros, até parecido com preppy, mas com elementos diferentes e mais sofisticados, bem a cara de Blair Waldrof em Gossip Girl.
A tendência começou principalmente em países que não tiveram uma tendência forte da aristocracia e da monarquia, começando na Revolução Industrial e sendo bem parecida com o tema Gilded Age do Met Gala. Com peças de seda e cashmere, ela é composta por coisas que podemos ver em filmes de Hollywood antigos e clássicos, como mansões, estátuas renascentistas, esportes elitistas como tênis e hipismo, e que nos traz o mais próximo do que vamos conseguir chegar disso através das roupas.
Chanel, Ralph Lauren e Hermès são marcas que sempre trazem esse estilo de roupa nas produções, carregando o lifestyle old money com algo mais polido, elegante e com cortes mais clássicos. Além disso, acabam sendo mais conservadores, com tons mais claros como bege, off white e azul claro.
Essa estética se contrapõe muito com os ressurgimentos dos anos 2000, mas tem público para tudo. Um grande motivo disso voltar a tona é que queremos ter um escape da realidade e nos aproximar mais da estabilidade financeira que o Old Money carrega, sendo uma resposta ao “New Money” que foi popularizado pelos novos ricos.
ANÚNCIO
Mas, é claro que essa tendência é problemática pois a romantização do Old Money também é romantizar grandes fortunas e como os ricos faziam questão de mostrar o que tinham apenas para quem estava em seu círculo, enquanto outras pessoas que não fazem parte desse estilo de vida são criticadas por fazer o mesmo. Além disso, é uma estética de pessoas brancas, sendo algo excludente da sociedade.
Se você só quer algo elegante, pode até tentar encaixar algumas produções na sua rotina, lembrando de não levar o estilo de vida ao pé da letra.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.