Se você tem cabelos tingidos, sabe que os cuidados com os fios têm que ser constantes. Agora, se eles são tingidos com cores fantasia, como azul, roxo, verde, rosa, os cuidados devem ser triplicados, principalmente no inverno, quando o tempo é mais seco abusamos da água quente e secador.
ANÚNCIO
Mas calma que temos as dicas ideais aqui para te ajudar nesta missão. Em entrevista à revista Glamour, a médica tricologista Renata Vasconcellos e do hair stylist Rodolfo Iglesias deram a letra para cuidar das madeixas coloridas e evitar (ou retardar) o desbotamento dos fios.
1. Evite banhos muito quentes
“A água quente tem a capacidade de abrir mais as cutículas do cabelo e remover a proteção natural da haste capilar, fazendo com que os fios fiquem mais ressecados, fragilizados e propensos à quebra”, alerta a tricologista. Combine isso com o vento e o clima seco e tenha fios ainda mais ressecados.
“Nos cabelos coloridos, o desbotamento acaba sendo maior justamente por esse ressecamento, por abrir a cutícula capilar, isso faz com que a cor desbote mais rápido”, afirma Renata. “Uma dica para quem tem cabelo colorido é procurar lavar os fios com água morna, fazer a umectação, hidratação com uma máscara bem potente nessa fase, e durante o dia, usar produtos que façam uma espécie de “capa” ao redor desse fio, pode ser produtos à base de silicone, que possuem efeito de leave-in e também proteção térmica.”
2. Não fique muito tempo sem lavar o cabelo
“Quando essas lavagens acabam sendo muito espaçadas, começa a acontecer um acúmulo de óleos, resíduos, poluição, e tudo isso pode obstruir a saída do bulbo capilar, do folículo piloso, podendo causar irritação, coceira, descamação”, ou seja, para o cabelo nascer saudável e evitar problemas no couro cabeludo, a médica indica que você não prolongue muito a lavagem, mesmo no frio.
3. Mude de shampoo e condicionador
No frio, a palavra chave é hidratação. “Aposte em produtos que sejam específicos para cor, mas que também sejam hidratantes”, a médica sugere. Óleos como o de argan, de abacate e de coco são boas pedidas.
4. Evite chapinhas e secadores
E se for usar, atenção! A baixa umidade e baixas temperaturas deixam os fios com mais chances de ter frizz e até mais quebradiços. Seque os fios na temperatura morna, sempre em movimentos circulares e sem esquecer do protetor térmico.
ANÚNCIO
5. Vai tingir? Aposte em tons quentes
“Pigmentos quentes como rosa e até roxo fixam mais nos fios, por isso, vale investir em tons avermelhados no inverno”, sugere o cabeleireiro Rodolfo Iglesias. Cores com pigmentos frios acabam desbotando mais rápido. Também é uma boa conversar com seu profissional de confiança para enteder os cuidados pós coloração, se a cor que você quer é fácil de chegar no seu tom de cabelo e investir em uma boa tinta. “Colorações premium têm uma tecnologia que faz com que os pigmentos sintéticos se misturarem com os naturais dos fios, por isso tem uma maior durabilidade”, explica o expert.
· · ·
Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por: “”
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.