Se você é antenado nos conteúdos de TikTok por aí, principalmente nas tendências de beleza, deve ter visto que a calamina na maquiagem vem bombando nos últimos tempos. Acontece que esse item pode trazer reações graves e danos para a nossa pele, segundo os especialistas.
ANÚNCIO
Leia também:
Kim Kardashian tem um item queridinho para cuidar de seu abdômen
Nas farmácias é possível encontrar o item em uma faixa de 15 reais, mas o medicamento é usado para dor e coceiras causados por pequenos problemas na pele, seja queimadura de sol ou picadas em geral, sendo até recomendado para crianças que sofrem de varicela.
Acontece que muitas pessoas começaram a usar uma camada de loção de calamina em várias partes do rosto, isso quando não usam no rosto todo, antes de aplicar a base e o resto da maquiagem por cima. Uma influencer do TikTok ainda diz que a calamina “cria uma barreira entre a pele e a base que estão colocando, para evitar que os óleos quebrem a base”. “O rosto fica com uma aparência ‘impecável’ e ‘os poros são minimizados’, dizem outros.
As visualizações sobre o conteúdo não param de crescer, com pessoas acreditando que a loção ajudará até no aparecimento de espinhas, e a hashtag #calamine já conta com mais de 2.3 milhões de visualizações.
Com isso, especialistas foram cautelosos ao verem a tendência e alertaram que por mais que a calamina trate várias questões da pele e condições que causam coceira, ela só deve ser usada por quem precisa e para tratamento de condições médicas, nada além disso.
ANÚNCIO
Isso porque o uso da calamina pode trazer danos duradouros para a pele, graças ao principal ingrediente ativo da loção que é o óxido de zinco, um antisséptico que entrega cor branca, além do fenol, que traz propriedades anestésicas proibidas em cosméticos.
Segundo a dermatologista Alia, “A loção retira a umidade da pele e também pode atuar como queratolítico, o que significa que pode esfoliar a pele. Isso é útil ao lidar com erupções cutâneas úmidas e com coceira, mas deixar a loção de calamina por períodos prolongados em áreas como o rosto, sob ou como maquiagem, pode levar a secura excessiva da pele, que se manifestará como manchas escamosas ou escamosas com vermelhidão . Excesso de esfoliação leva a problemas como erupções cutâneas e sensibilidade e, em última análise, pode causar danos à barreira da pele.”
É melhor parar desde já, né?
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.