O cabelo, como outras partes do corpo, requer cuidados constantes. Manter o cabelo saudável pode ser uma tarefa árdua e desgastante, principalmente para quem tem cabelos longos e abundantes.
Tanto para mulheres quanto para homens, ter um cabelo saudável é muito importante. O uso constante de elementos de calor como a chapinha ou o secador, tinturas e até a exposição prolongada aos raios ultravioleta do sol costumam ser fatores que maltratam constantemente as madeixas.
Quando um cabelo é maltratado, ele começa a crescer mais devagar que o normal. Além disso, os cabelos têm um papel importante na construção da nossa autoestima, de se sentir bem consigo mesmo e, felizmente, uma variedade de métodos foi criada para ajudar a revitalizá-lo.
No entanto, muitos deles são caros e exigem produtos químicos supervisionados por um médico para fazer o uso adequado e, além disso, evitar irritações no couro cabeludo que podem agravar a condição dos fios.
Além disso, embora demore um pouco mais, é possível recorrer a uma série de remédios caseiros e naturais que promovem a regeneração do cabelo e o mantêm forte e cheio de vida.
Da mesma forma, existem alguns hábitos citados pela UnCOMO através do portal Mundodeportivo com os quais é possível manter cabelos longos e saudáveis. Alguns deles são:
Comer bem
Embora a perda de cabelo possa ocorrer por vários motivos, alguns podem estar relacionados à dieta, doença ou estresse.
De acordo com especialistas em dermatologia, alguns alimentos que previnem a queda de cabelo e o fortalecem são:
- Carne vermelha: esses alimentos são especialmente ricos em ferro, por isso beneficiam o cabelo e previnem a queda de cabelo. Especialistas apontam que é necessário incluí-lo na dieta de forma moderada;
- Ovo: é uma das melhores fontes de proteínas, minerais e nutrientes. Seu consumo não só beneficia e fortalece o couro cabeludo, mas também traz benefícios ao organismo em geral, por isso é altamente recomendado por nutricionistas;
- Cítricos: os alimentos cítricos são ricos em vitamina C, portanto, assim como o kiwi, serão essenciais para que a ingestão de outros alimentos ricos em ferro não seja em vão.
Usar óleos essenciais
Vários deles são de plantas ou frutas que ajudam a nutrir o cabelo e melhorar sua aparência. Entre os recomendados estão:
- Azeite: graças às suas propriedades hidratantes, é o melhor aliado para cabelos secos e danificados. Além disso, ajuda a restaurar o brilho, fortalece o cabelo para evitar pontas duplas e previne a queda de cabelo;
- Óleo de amêndoas: contribui para a hidratação e reparação dos cabelos, tornando-se um composto perfeito para quem tem cabelos secos. Se usado com moderação, também diminuirá as pontas duplas;
- Óleo de coco: sua composição de proteínas, antioxidantes e ácidos graxos essenciais reparam as fibras danificadas e previnem a queda de cabelo. Além disso, seu ácido láurico penetra profundamente no couro cabeludo e ajuda o cabelo a crescer sem dificuldade.
Faça massagens na cabeça e couro cabeludo
Ocasionalmente, massagear o couro cabeludo pode ativar a circulação sanguínea nessa área. Elas podem ser feitas na hora de lavar o cabelo com a ponta dos dedos por cerca de dois minutos.
Este procedimento irá estimular o crescimento do cabelo. Além disso, ajuda a mantê-lo hidratado, limpo e nutrido.
· · ·
+ BELEZA:
Olhos mais hidratados: 7 produtos de skin care que vão mudar sua vida
Anne Hathaway e o delineado gatinho que será tendência e que levanta pálpebras caídas
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.