À medida que envelhecemos, nosso cabelo naturalmente começa a mudar, não apenas na cor, mas também na textura e espessura. No entanto, em vez de lutar contra essas mudanças, o cabelereiro embaixador da KAO, Sam Burnett, recomenda “abraçar” as mudanças.
ANÚNCIO
Em uma entrevista ao site Express, ele comenta que o cabelo branco ou grisalho é uma parte natural do envelhecimento e, surpreendentemente, querer disfarçar pode acabar “envelhecendo” você ainda mais.
Ele explica que, “praticamente, à medida que envelhecemos, a textura e a densidade do nosso cabelo mudam e precisamos abandonar aquele penteado ‘perfeito’ que tínhamos aos 20 anos, pois nosso cabelo mudou totalmente em cor, textura, densidade e nossas personalidades provavelmente também evoluíram”.
“Se a cor natural do seu cabelo é predominantemente branca, por que não adotá-la ou mudar para uma cor mais clara?” Com a idade, muitas pessoas começam a perder pigmento na pele de maneira semelhante ao cabelo, completa o especialista.
Este é um processo gradual ao longo do tempo, mas se você estiver sempre pintando o cabelo, pode não perceber tão rapidamente. No entanto, como seu tom de pele clareia com a idade, é uma boa ideia tentar espelhar isso clareando a cor do seu cabelo.
Sam continuou: “As cores escuras provavelmente podem ser de alta manutenção e potencialmente envelhecer contra o tom da sua pele, o que pode se beneficiar do brilho sutil do cabelo branco”.
A cor do cabelo monocromática ou unidimensional também pode arriscar deixar suas madeixas parecendo planas e desbotadas. Sam disse: “Se você não está pronto para deixar sua cor crescer completamente, faça a transição para destaques combinados que podem ser gradualmente eliminados ou adaptados com as estações”.
ANÚNCIO
Se você deseja criar uma aparência jovem, Sam aconselha “seja corajoso e arrisque”. Isso pode significar se divertir mais com seu cabelo do que nunca.
“Se você adora cores, por que não adicionar um toner completo, um tom rosa vibrante ou até mesmo um tom de chocolate escuro ou algo forte como um pêssego brilhante?” Sam sugeriu.
Certos tons também podem ajudar os cabelos grisalhos ou brancos a brilhar. O tom de cabelo prateado, por exemplo, é uma opção popular quando se trata de exibir seus cabelos grisalhos.
O pigmento azul ajuda a neutralizar os tons amarelos, transformando os cabelos grisalhos em um tom brilhante de prata. O uso de um “neutralizante” também pode ajudar na transição do cabelo para uma aparência totalmente grisalha.
O corte do cabelo
Assim como a cor, o corte do cabelo também desempenha um papel importante na criação de um visual contemporâneo. “Também pode ser hora de optar por um corte mais curto e nítido que complemente sua nova cor”, disse Sam.
“Uma variação do atual box bob da moda seria um bom grito, pois é moderno, pode ser adaptado para se adequar ao indivíduo e tem camadas mínimas, por isso funcionará bem com cabelos envelhecidos, pois minimizará o frizz e a secagem.”
Em última análise, porém, Sam acredita que a cor e o estilo para complementar um cliente têm mais a ver com personalidade e estilo de vida do que com a idade.
“Quando trabalho com um cliente, considero o indivíduo em minha cadeira, como ele deseja se expressar e com que tipo de cabelo, textura e estilo de vida estou trabalhando, e não a idade de alguém”, disse ele. “A nível visual, nem me passa pela cabeça.”
Como manter os cabelos grisalhos saudáveis e brilhantes
O cabelo grisalho pode brilhar com os cuidados certos, incluindo o uso de tônicos e tratamentos condicionantes. Ao escolher xampu e condicionador, procure produtos que incluam biotina, óleo de argan ou ácido cítrico.
A biotina ajuda a fortalecer a infraestrutura de queratina, enquanto o óleo de órgão pode ajudar no equilíbrio da umidade do couro cabeludo e prevenir o ressecamento. Finalmente, o ácido cítrico reduz o nível de pH do seu cabelo para madeixas mais macias.
Comer uma dieta saudável e rica em nutrientes também pode ajudar a manter os cabelos grisalhos brilhantes. Uma dieta rica em vitamina A, que pode ser obtida de folhas verdes como o espinafre, pode ajudar na produção de óleo. Alimentos que contêm ácidos graxos ômega-3, como salmão, atum e sementes de linho, também são benéficos para cabelos brilhantes.
· · ·
+ DICAS DE BELEZA E CUIDADOS:
Transição capilar: especialista dá dicas de primeiros passos para sua transição ser um sucesso
Cabelos verdes de piscina nunca mais: veja aqui como resolver
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.