Beleza

As recomendações de um dermatologista com as dicas que melhor funcionam para quem tem mais 40 anos

Aqui está um resumo das lições para o cabelo e pele para transformar em um hábitos diários

ANÚNCIO

Todos os dias vemos uma série de dicas, truques e tratamentos para a beleza circulando pela internet. Algumas são ótimas e realmente funcionam, outras nos fazem apenas perder tempo e dinheiro.

No time daqueles que podemos ouvir e confiar, está o dermatologista Pedro Jaén, Autor do livro “Una piel para toda la vida” (Uma pele para toda a vida, em tradução livre). Em suas páginas ele conta muitas dicas, mas essas 7 recomendações são as que funcionam melhor para pessoas acima dos 40 anos, quando é para cuidar da pele e do cabelo.

As informações são da Vogue Espanha:

1. Menos é mais

Não é necessário fazer rotinas extensas para ter uma pele bem cuidada. Na verdade, reduzir o número de etapas garante que elas sejam cumpridas (e bem realizadas). O dr. Jaén conta em seu livro: “Uma das coisas que mais surpreende nossos pacientes nas consultas é a simplicidade dos hábitos que propomos e os poucos produtos que prescrevemos”, diz ele.

E ele ainda alerta: cuidar da pele não precisa ser caro. “Os princípios ativos e orientações mais eficazes para cuidar da derme dependem mais da perseverança e da consciência de colocá-los em prática todos os dias do que de gastar muito dinheiro”, completa.

2. Protetor solar nas estrias

Em um dos capítulos do livro, o médico explica como a gravidez afeta a pele e confirma que as estrias são difíceis de evitar, embora possam ser evitadas de serem muito pronunciadas com cremes com gotu kola, vitamina E e ácido hialurônico.

E um detalhe curioso: as estrias avermelhadas são estrias recentes e “podem ser totalmente resolvidas com relativa facilidade se tratadas a tempo”. E uma forma de fazer isso é usar protetor solar, já que as estrias, diz Jaén, tendem a hiper pigmentar quando expostas ao sol.

3. Vitamina C sempre

Usar um soro de vitamina C todas as manhãs pode ser seu grande aliado depois dos 40 anos. Embora devesse ser ainda mais cedo porque, como diz o médico, a partir dos 30, usar um escudo antioxidante todas as manhãs para combater os radicais livres é muito necessário.

“A partir desta idade, os antioxidantes são essenciais para manter a pele hidratada, macia e elástica.” Embora existam outros tipos de antioxidantes, o médico confirma que os soros com vitamina C pura são os mais eficazes, usados todas as manhãs antes de um bom protetor solar.

4. Sua recomendação para sintetizar a vitamina D

A carência de vitamina D é um facto generalizado em todo o mundo. E embora existam certos maus hábitos alimentares que afetam essa falta, a realidade é que o pouco tempo que passamos ao ar livre tem influência nisso.

Pedro Jaén confirma que a radiação ultravioleta tipo B é adequada para sintetizar esta vitamina e recomenda usar proteção solar todo o ano sem desculpa e repetir este truque para sintetizar a quantidade diária necessária: expor-se ao sol sem proteção nos braços ou pernas durante 15-20 minutos diários. “Podemos até fazer isso estando perto de uma janela, porque nos expor ao sol não quer que queimemos sob o sol.”

5. Não use protetor solar velho

A maior recomendação de todos os dermatologistas do mundo, é usar protetor solar todos os dias, principalmente nas áreas mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e colo. Mas é importante se atentar ao tempo de uso das embalagens.

“O normal é que o tempo tenha oxidado os ingredientes, transformando o produto em um creme sem efeito protetor”, explica. É por isso que, o protetor de rosto, que você usa com mais frequência, pode usar até acabar, mas os de corpo, jogue fora e compre um novo no próximo verão.

6. Cortar as pontas não faz o cabelo crescer mais saudável

Muita gente cresceu ouvindo que “corta as pontas para o cabelo crescer mais rápido e melhor”. No entanto, o médico confirma que a limpeza das pontas do cabelo tem efeito apenas cosmético e não fará o cabelo crescer mais rápido ou em maior quantidade. “Cortar as pontas não aumenta a densidade do cabelo”, conclui.

7. Shampp com sulfato não precisam ser prejudiciais

Ao falar dos mitos relacionados aos cabelos, o médico cita o “pânico” das pessoas em relação ao lauril sulfato de sódio, presente na maioria dos produtos de higiene pessoal.

No entanto, sua função parece simples. “Ele é responsável por engrossar o elemento líquido para que possa ser manuseado e espalhado facilmente e, além disso, é responsável pela formação de espuma em shampoos, géis de banho e cremes dentais”.

Ele também fala a respeito da lavagem diária dos cabelos: pode ser feita se necessário ou simplesmente se você quiser, desde que use um xampu adequado. Palavra do dermatologista.

· · ·

+ BELEZA:

Olheiras: esta é a dica definitiva para amenizar as manchas escuras nos olhos

Carnaval 2023: como fazer a make durar o dia todo no bloquinho

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO