Maquiagem

5 erros de maquiagem que podem te envelhecer (e 8 truques que te rejuvenescem)

Está procurando uma maquiagem que te valorize? Então você veio ao lugar certo

5 erros de maquiagem que podem te envelhecer (e 8 truques que te rejuvenescem)
5 erros de maquiagem que podem te envelhecer (e 8 truques que te rejuvenescem) (Foto: Reprodução/Getty Images)

Não há dúvida. A maquiagem é uma de nossas grandes aliadas para disfarçar imperfeições, esconder sinais de cansaço, mas também para valorizar o que mais gostamos em nós. Mas a make só terá esse poder “mágico” se você souber o que funciona para você e usá-la bem.

ANÚNCIO

Existem erros de maquilagem que, em vez de te rejuvenescerem, podem conseguir o efeito oposto e te adicionar alguns (ou muitos) anos. Detectar essas falhas é essencial para remediá-las. Afinal, se maquiar é para ficar mais bonita e confiante, certo?

Os erros mais comuns da maquiagem

Se você for longe demais com a quantidade e a cor, sempre correrá o risco de parecer mais velha do que é, por isso a regra número um é “menos é mais”. O excesso nunca é elegante e pode ser desagradável.

Vamos te contar quais são os principais erros de maquiagem para que você possa evitá-los e conseguir assim, uma boa maquiagem antienvelhecimento:

1. Não hidratar bem a pele

Lembre-se sempre de que sua tez é a tela na qual você vai trabalhar com maquiagem. Você deve se certificar de que está livre de impurezas e bem hidratada. Caso contrário, a maquiagem não vai lhe cair bem e, ao invés de camuflar suas imperfeições, vai acentuá-las ainda mais. Nunca se esqueça dos lábios. Eles também devem estar bem hidratados e sem rachaduras para ficarem impecáveis com seu batom favorito.

2. Base muito escura ou excessivamente clara

ANÚNCIO

Se você não quer parecer mais velha, fique longe das bases mais escuras que o seu tom de pele. Usar uma base mais escura do que o seu tom envelhecerá você instantaneamente. O mesmo acontece se você apostar vários tons abaixo. O efeito “fantasma” é fatal. Lembre-se sempre de que a função da base de maquiagem é unificar o tom da sua pele e, portanto, deve ter o mesmo tom.

3. Lábios sem contorno com batom escuro

Delinear os lábios permitirá estabelecer limites claros, defini-los e manter o batom no lugar. Importante: certifique-se de usar um delineador da mesma cor do seu batom. Depois de contornar a borda dos lábios, preencha também a parte interna e passe o batom. Esse simples gesto fará com que a cor permaneça intacta por mais tempo.

4. Usar iluminador em vez de corretivo

Cada produto tem sua função. O corretivo disfarça as imperfeições, enquanto o iluminador faz o contrário: realça e ilumina! Se você aplicar um iluminador na área das olheiras (por exemplo), você as destacará e obterá aquele efeito desagradável de panda.

5. Abusar de sombras escuras ou muito claras

Os tons claros ajudam a ampliar o olhar. Se quiser dar profundidade ao olhar, use os escuros apenas na parte mais próxima dos cílios. Por outro lado, se você abusar de sombras brilhantes, pode parecer muito mais velha. Esses tipos de sombras (assim como detalhes em glitter e strass) podem borrar os contornos e deixar o formato dos olhos sem definição. Se em alguma ocasião você quiser recorrer a essa maquiagem mais festiva, use o glitter ou a sombra brilhante apenas no canto interno e até o meio da pálpebra. No restante, por fora, melhor tom fosco.

Como rejuvenescer o visual com maquiagem

Se o que procura com a sua maquilagem é um efeito antiaging que a faça parecer um pouco mais jovem, tome nota dessas dicas. Elas vão revitalizar sua aparência e tirar alguns anos de você.

1. Corretivos líquidos

Os corretivos líquidos tendem a se esfumar melhor com a pele e são uma boa opção para evitar que rachem com o passar das horas, principalmente em peles muito secas.

Lembre-se de aplicar o corretivo antes da base. Além disso, se você quiser que dure mais, dê um toque pequeno (bem pequeno) de pó para fixar a área. Agora, antes de selá-los, verifique se não há linhas marcadas ou rachadas. Depois, será impossível escondê-las.

2. Base fluida

Para conquistar uma aparência mais natural e sem aquela pele que pesada de maquiagem, dê preferência às bases liquidas de fórmulas mais fluidas e com boa cobertura. Quando for escolher sua base, não experimente nas costas da mão. É um erro muito comum que pode te levar a fazer uma má escolha. Experimente no maxilar inferior para ver se combina com a pele do rosto e pescoço. Então você não vai errar. Lembre-se também de mudar a base de acordo com a estação; não importa o quão pouco você se bronzeie, durante o verão você precisará de um tom mais alto.

3. Iluminador

O iluminador é o melhor aliado para dar aquele toque de vida à pele que favorece e rejuvenesce em partes iguais. Se notar a pele cansada, recorra a um toque de blush, aplicado na maçã do rosto (a parte mais alta quando sorri), esfumando muito bem o produto.

E depois acrescente toques de iluminador nas partes onde o sol bateria naturalmente: no centro da testa, no septo do nariz, nas maçãs do rosto, centro do queixo e bem sutilmente no arco de Cupido (centro do lábio superior), e sob a parte mais alta do arco da sobrancelha (vai abrir o olhar).

4. Blush líquido

Nada como um blush líquido leve e sedoso para criar um rubor natural e adicionar brilho e tom saudáveis. Escolha aqueles com fórmula edificável, que se funde com a pele com muita facilidade e permite obter o acabamento desejado.

5. Definir a sobrancelhas

Na sua bolsa de maquiagem não deve faltar um lápis para definir as sobrancelhas, mas sem exagerar. Uma linha muito escura e artificial vai endurecer suas feições. Use um lápis ultrapreciso, o mais próximo da cor do seu cabelo natural, e aplique com pequenos traços diagonais, como se estivesse imitando os pelos da sobrancelha. Depois esfume um pouco com uma escovinha (você pode reaproveitar a de um rímel antigo), penteando as sobrancelhas para cima. Desta forma, você conseguirá um efeito “preenchido” e as sobrancelhas ficarão naturalmente cheias.

6. Sombras nude

Abrir e realçar o olhar é essencial para rejuvenescer sua aparência. Para conseguir isso, use preferencialmente sombras de cores claras, próximas ao seu tom de pele, e com pouco brilho. Você pode usar as sombras escuras para desenhar os contornos do olho e as claras, para iluminar o centro da pálpebra.

Não se esqueça de aplicar um primer antes de passar para as sombras. Assim as cores ficarão melhor fixadas e o resultado será mais duradouro.

7. Cílios volumosos

O rímel é mais um daqueles básicos que ajudam a realçar e rejuvenescer o seu visual. Antes de escolher o rímel, dê uma olhada em como estão os seus. Por exemplo, se forem curtos, procure uma opção que alongue e “curve” os cílios (o pincel ou escovas dessas mascaras são especiais para conseguir aquele efeito lifting). Se eles são compridos, mas sem volume, então a escolha perfeita é um com efeito preenchedor.

Comece aplicando o rímel da raiz dos cílios até as pontas e faça em zig zag para que fiquem bem separados. Gire o pincel ao aplicar para evitar grumos.

8. Cor nos lábios

Lábios levemente rosados ou avermelhados vão dar um ar mais saudável ao seu visual. Você pode optar por hidratantes labiais com cor, assim você terá sempre à mão um aliado para rejuvenescer a maquiagem.

Se a ocasião pede algo mais “marcante”, não se esqueça da dica de contornar e preencher os lábios com um lápis macio da mesma cor que o batom.

· · ·

+ DICAS DE BELEZA E MAQUIAGEM:

Cabelos curtos e ousados perfeitos para mulheres com 50 anos ou mais

Como usar jeans slim aos 40 e 50+, de acordo com essas celebridades

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias