A tesoura pode fazer muito pela nossa imagem se recorrermos a estilos que trazem frescor ao rosto. Estilos como esses cortes de cabelo que rejuvenescem aos 40 (e aos 50, 60,...). Com qual você ficaria?
ANÚNCIO
Cortes de cabelo que rejuvenescem aos 40 e 50 anos:
Bob
O bob mais atemporal se reinventa a cada estação com detalhes sutis de acabamentos e penteados: bob italiano, cat bob, blunt bob, flop, jagged bob, etc. Mas todas essas versões do corte de cabelo escalonado têm em comum seu poder rejuvenescedor no rosto. Só teremos que adicionar algumas camadas se tivermos cabelos muito lisos e sem volume e obteremos uma imagem fresca.
Bob longo com franja
Longo até os ombros e reto, o long bob é talvez o corte de cabelo mais eficaz quando se trata de subtrair anos de nossa imagem. O comprimento ombro a ombro é ideal tanto para a manutenção do dia a dia quanto para usar em ocasiões especiais. Podemos até brincar com algumas camadas escondidas e um corte reto para dar movimento, volume e textura ao cabelo, se precisar. Se também o acompanharmos com franja, o efeito rejuvenescedor no rosto se multiplicará. Melhor, se for leve e entreaberto.
Shaggy
É o corte típico que permite uma notável mudança de imagem e que refresca nossa aparência pelo trabalho e graça das camadas. Nesse caso, comece com camadas curtas na parte superior da cabeça para dar volume, descarregando o cabelo na área que mais nos interessar com base em nossos traços. Por exemplo, se temos um rosto comprido, é melhor encurtar os superiores, enquanto se nosso rosto for bastante largo e arredondado, uma camada mais longa que enquadre o oval facial nos atenderá melhor.
Pixie
O estilo curto mais popular é um corte muito eficaz para rejuvenescer o rosto. Também permite múltiplos acabamentos e estilos para que possamos dar o ar que mais nos interessa: casual, boyish, com peruca, encaracolado, minimalista... Basta adaptá-lo às nossas características para obter o acabamento mais lisonjeiro possível e combiná-lo com alguma coloração chamativa (se ousarmos).
Clavicut
Este é outro dos cortes de cabelo ideais para mulheres maduras, porque tem o comprimento perfeito para rejuvenescer o rosto com um plus de movimento. O clavicut é caracterizado por um comprimento assimétrico (ligeiramente mais curto na parte de trás) que traz muito movimento ao cabelo e repousa sobre as clavículas para estilizar o pescoço e o rosto. Geralmente é romba para dar textura e dinamismo ao corte.
ANÚNCIO
Longo em camadas
O cabelo comprido está sempre associado a rostos jovens, o que não significa que à medida que envelhecemos devamos desistir do cabelo comprido. O que podemos fazer para nos sentirmos mais favorecidos é dimensionar o acabamento para dar vida aos cabelos compridos e para que não fiquem lisos e murchos. Basta um desfile das secções frontais para conseguir aquele formato que emoldura o rosto e nos tira anos.
Midi com franja cortina
Se existe uma franja por excelência que rejuvenesce o rosto é a cortininha. Trata-se daquela franja aberta na testa com as laterais um pouco mais longas, como em degradê, de forma que fique integrada ao restante do cabelo. O melhor é que é um tipo de franja muito confortável de manter que podemos retirar ou pentear para um lado quando nos interessar.
Bixie
É um corte a meio caminho entre o bob e o pixie, pois combina com o comprimento do primeiro e o formato do segundo. Isso implica que o volume fica concentrado na parte superior da cabeça, o que proporciona um aspecto rejuvenescido ao rosto. É um estilo que dá mais jogo ao penteado do que parece, já que pode ser ondulado se gostarmos de alguma textura, e combinado com acessórios como tiaras ou presilhas.
Pixie com mullet
O corte mullet é caracterizado pelo salto marcado entre a frente e as costas. É um corte de ar andrógino que pode ser ousado demais para algumas mulheres. Por isso propomos aqui uma versão híbrida com o corte pixie muito mais doce, feminino e rejuvenesce de forma muito evidente. É ideal para quem cansou de cabelos compridos ou médios e quer experimentar cabelos curtos.
Médio repicado
É um dos cortes mais inovadores e segue na sequência de outros cortes mais arriscados, como o corte lobo ou o mullet. Neste caso, é um estilo mais suave e gradual, sem grandes saltos, mas que proporciona grande movimento e textura ao cabelo, algo ideal para rejuvenescer a nossa aparência.
Quais são os cortes de cabelo mais rejuvenescedores?
Além de nomenclaturas e inspirações, você deve saber quais são os fatores que influenciam o fato de um corte de cabelo ser mais ou menos rejuvenescedor para o rosto. Anote:
Franjas: há quem as considere botox capilar porque não só permitem esconder rugas e linhas de expressão cobrindo-as parcialmente. Eles também emolduram e realçam o visual e suavizam o rosto, tornando-o mais jovem.
Volume no topo da cabeça: um dos truques mais eficazes na hora de tirar os anos do corte é diminuir o volume nas laterais e usar na cabeça. É por isso que cortes de cabelo como o shaggy, cujas camadas curtas consecutivas adicionam volume verticalmente, são tão rejuvenescedores.
Camadas: cortes em camadas são uma ótima maneira de rejuvenescer sua aparência. Claro, devemos estudar previamente o tipo de cabelo e aplicar algumas camadas estratégicas que nos permitam tirar o máximo proveito dele. Por exemplo, clarear do meio às pontas para dar movimento sem diminuir a densidade do cabelo. Confira esses cortes de cabelo bob escalonados, você vai gostar deles.
Textura: o cabelo maduro costuma ser caracterizado por uma progressiva falta de densidade que o deixa com aspecto liso e sem vida. Portanto, adicionar textura ao corte de cabelo é sempre uma boa ideia. Pode ser conseguido com a tesoura a base de camadas, desfilada e sem corte, ou no penteado com ondas levemente marcadas e um produto texturizante. O resultado fará diferença na hora de subtrair a idade do rosto.
Destaques: embora não sejam um fator inerente ao corte em si, são uma ótima forma de dar dimensão ao seu cabelo, o que terá um notável efeito rejuvenescedor no resultado final. Cabelos monocolores e lisos (principalmente morenas) endurecem os traços e potencializam os sinais de envelhecimento no rosto. É por isso que é aconselhável adicionar alguns reflexos sutis, um ou dois tons mais claros para obter aquela profundidade típica dos cabelos mais jovens.
· · ·
+ DICAS DE MODA E BELEZA:
Diga adeus aos ‘pés de galinha’ com este creme antirrugas caseiro com semente de abacate
Saltos confortáveis para se vestir com elegância se você já passou dos 50
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.