Há muito tempo a sociedade nos fez acreditar que, com o passar dos anos, as mulheres deveriam adotar cortes de cabelo mais curtos. Mas se os fios menores não são os que fazem o seu estilo, você não deveria se ver obrigada a entrar na onda, certo? Certo!
ANÚNCIO
É fundamental atualizar nosso corte para adaptá-lo tanto ao formato do rosto (que muda um pouco com a idade) quanto à textura do cabelo. E também o envelhecimento do cabelo é completamente natural.
Com o passar do tempo, o cabelo tende a ficar mais fino e menos volumoso, então aí está a chave para encontrar o corte de cabelo que nos rejuvenesça e nos lisonjeie, independentemente de termos cabelos ‘antienvelhecimento’, tingidas ou longas.
Cortes de cabelo depois dos 40 anos: o que devemos ter em conta
A partir dos 40 anos, o que devemos levar em conta para encontrar um corte de cabelo antienvelhecimento? A Marie Claire Espanha fez mesma pergunta a Maria José Llata, diretora de um salão de beleza, que esclarece: “nos interessa apostar em estilos que nos deem uma imagem fresca, despreocupada e jovial, algo que podemos conseguir adicionando camadas, ondas, franja. Além disso, emoldurar nosso rosto nos ajudará a valorizá-lo”. E acrescenta: “Também é provável que tenhamos perdido densidade e que devamos devolvê-la (visualmente) através do corte”.
Como cuidar do cabelo a partir dos 40 anos
A falta de hidratação e a queda de cabelo tendem a ser alguns dos principais problemas capilares que se manifestam com o tempo. Como nos diz Maria José Llata, “o cabelo fica mais fino e seco. Por isso devemos aplicar tratamentos revitalizantes e produtos que nos ajudem a repor as energias e assim ficar mais fortes”. Especificamente, ela recomenda:
- Ingredientes para cabelos hidratados: “o colágeno, o óleo de argan ou a proteína do trigo nos ajudarão a deixar os cabelos mais hidratados, flexíveis e resistentes”, diz.
- Massagear o couro cabeludo: algo que não costumamos fazer e que, no entanto, “nos permitirá estimular a circulação sanguínea e melhorar a absorção de nutrientes”, confirma o especialista.
- Proteger o cabelo: tanto do sol como do uso das ferramentas de calor, graças aos protetores solares capilares (porque existem sim) e térmicos.
Cinco cortes de cabelo que rejuvenescem se você tem mais de 40 anos
Camadas que dão movimento, franjas que jogam para emoldurar o look ou penteados com ondas são algumas das chaves na hora de apostar em um corte com efeito lifting imediato. Procurando por um novo visual? Anote estes cinco:
1. Shaggy
ANÚNCIO
“Esse corte em camadas e movimento traz frescor e uma aparência mais jovem”, diz a especialista. E é que graças ao conjunto de camadas de diferentes comprimentos e à presença da franja, os cortes shaggy proporcionam volume extra, naturalidade e estilo sem esforço. Além disso, entre suas virtudes tem que se adapta a todos os comprimentos.
2. Camadas invisíveis
É um dos melhores truques para dar volume aos cabelos finos, aliás, Llata o inclui entre esses cinco pelo seu poder na hora de dar densidade aos cabelos. “A técnica de corte em camadas invisíveis consiste em trabalhar camadas bem sutis na parte interna do cabelo, para criar volume sem comprometer o comprimento. A nível visual consegue-se um resultado muito natural, pois as camadas ficam perfeitamente integradas no cabelo e não são apreciadas” explica Conchi Arias, fundadora da Campos Curlyhair.
3. Wixie
O pixie cut é tendência absoluta em 2023 e todos os seus híbridos também. O corte wixie é “um corte semelhante a um pixie, mas com madeixas mais compridas que imitam o movimento e que emolduram o rosto até chegarem à zona onde terminam as orelhas. É ousado e despreocupado, mas com muito estilo”, explica Maria José Llata.
4. Bob ondulado
“Um corte ao nível do maxilar ou alguns dedos abaixo, caracterizado pelo seu acabamento ondulado. É um estilo bem fresco e suaviza os traços”. Sem dúvida, o bob ondulado é uma aposta segura que está entre as nossas favoritas.
5. Corte borboleta
Se você é daquelas que não quer abrir mão do cabelo comprido, pode recorrer a este corte ques tá fazendo sucesso entre as celebridades como Monica Bellucci, Jennifer Lopez ou Eva Longoria: o ‘butterfly cut’ ou corte borboleta. “Um corte com vários níveis, mais curto na frente do que atrás, o que nos dá volume e movimento” segundo Llata. Ao que acrescenta que “dá corpo ao cabelo e enquadra bem o rosto”, por isso é o mais rejuvenescedor.
Três cortes de cabelo que envelhecem se você tiver mais de 40 anos
A especialista nos alerta para três cortes de cabelo muito menos aconselháveis devido à falta de movimento e rigidez.
- Cabelos compridos e lisos: a menos que tenhamos “muito cabelo e sua manutenção seja excepcional”, como aponta Llata, ele pode fazer você parecer mais velha.
- Cortes muito retos e sem movimento: cuidado com os cortes cheios e muito planos, pois apenas endurecem nossos traços. Se você deseja ganhar volume, encontrará seus melhores aliados nos cortes em camadas.
- Cortes de cabelo encaracolados estáticos: cortes rígidos e uniformes, nos quais o cabelo encaracolado parece mais denso, mais grosso e menos esvoaçante, prejudicaria sua fluidez.
· · ·
+ BELEZA E MODA:
O novo truque de maquiagem para mulheres com mais de 50 anos para melhorar a aparência da pele
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.