Moda

Usar sapato de salto alto por muito tempo pode te prejudicar?

É hora de rever alguns looks

ANÚNCIO

Tem quem ame, tem quem odeie o salto alto, mas as que amam não tiram de jeito nenhum e com certeza já ouviram críticas sobre usarem um sapato de salto alto por muito tempo. Isso porque, o calçado pode alterar a angulação da coluna por conta do equilíbrio na hora de caminhar, o que pode trazer malefícios também para nossa estrutura corporal.

Leia também:

Os sapatos coloridos voltam a ser tendência na moda! Vale a pena investir?

Mas, depois de tantos anos sendo um problema, fisioterapeutas apontam que o salto alto em si não é um problema para a coluna, mas sim a altura, o formato e o tempo de uso que podem trazer disfunções na coluna vertebral, como mostra uma matéria do portal IG. Por isso é tão importante escolher sapatos confortáveis e que tragam uma boa sustentação para nossos pés, sendo os mais recomendados os modelos com palmilhas ortopédicas e almofadas de gel, que ajudam a distribuir melhor o peso.

Esse peso em si é distribuído principalmente na região posterior do pé, sendo 57% do nosso corpo nessa área, e 43% na região anterior, podendo alterar de acordo com o tipo de calçado e a elevação do salto. Ao usar um salto alto, você pode ter uma elevação maior do calcanhar e distribuir o peso no joelho, forçando a lombar e trazendo maiores dores, além de deixar os músculos menos flexíveis.

“As dores nas articulações da coluna, pernas e pés que podem estar relacionadas aos sapatos devem ser observadas quando iniciam, por exemplo, após um longo dia em pé (acima de 6 horas) ou após uma longa caminhada. Se a dor persistir por mais de uma semana mesmo com a troca de calçado, é hora de procurar um especialista médico ou fisioterapeuta que avaliará a causa do desconforto e dará o diagnóstico e tratamento adequado”, alerta Ciro ao portal IG.

Mas, sapatos sem salto também podem causar o mesmo problema, só que em proporção menor, já que uma rasteira não amortece nada, por exemplo.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO