O filme da Barbie está a menos de 10 dias de estrear e, desde que foi anunciada no ano passado, a produção gerou uma grande expectativa sobre a história que será contada por Greta Gerwig, uma conhecida diretora de cinema que conquistou o público graças a filmes como ‘Lady Bird’ e ‘Mulherzinhas’.
Com o lançamento de Barbie se aproximando, Margot Robbie e Ryan Gosling se movimentam na turnê de divulgação do filme, visitando vários países onde a atriz não parou de homenagear alguma boneca de algum momento da história, entre os anos 80, 90 e 50, a atriz australiana trouxe um toque de nostalgia em cada conjunto usado.
À medida que o tempo passa, Greta Gerwig tem nos presenteado com mais informações sobre o que veremos em Barbie, com personagens que contarão com um elenco de luxo, com atores como Emma Mackey, Dua Lipa, Will Ferrell, Michael Cera, entre outros, e um trilha sonora de luxo com temas de Karol G, Charli XCX, Nicki Minaj e Ice Spice.
A emoção a cada dia se torna maior e com uma infinidade de colaborações de diferentes marcas, o público se prepara para ver um dos mais aguardados filmes de 2023. É assim que a revista Vogue se deu a tarefa de revelar alguns dos segredos do vestuário de Barbie com uma entrevista à sua designer de figurino Jacqueline Durran.
Os segredos por trás do guarda-roupa da Barbie
A história da Barbie que vamos ver no filme é uma metáfora que até mesmo usuários do TikTok se empenharam em explicar, contando como é uma analogia ao crescimento das mulheres e à dura queda na realidade durante a adolescência.
Foi Jacqueline Durran quem, durante uma entrevista para Vogue, comentou quais eram as chaves do figurino que o público veria no filme, comentando que eles tiveram apenas 11 semanas para a criação das roupas, a importância do rosa para reconhecer a famosa boneca e como Ken retoma alguns looks esportivos dos anos 80, pois como mencionou, foi uma ‘ocorrência tardia’, já que todos queriam brincar com Barbie, e o boneco ficou como um simples acessório.
“Seja o que você quiser ser”. Destaca-se o papel de Barbie como um personagem revolucionário, que, ao contrário do que muitos podem pensar, apesar do seu corpo e características da boneca, é um ícone de empoderamento e decisão.
A designer acrescentou que não só o vestuário remonta a outras épocas, mas também os cenários, inspirados nos brinquedos de Barbie dos anos 50 e 60.
5 segredos do guarda-roupa no filme da Barbie
A ajuda de Chanel
Margot Robbie é uma fiel embaixadora da casa de moda francesa Chanel, por isso, sem hesitar por um segundo, a empresa colaborou com a equipe de design de figurino do filme, fornecendo algumas peças do seu arquivo dos anos 80, como ternos, roupas de praia, roupas esportivas, acessórios e outras peças que serão vistas no filme.
“O rosa não é tudo”
A equipe tentou recuperar alguns dos looks mais replicados e nostálgicos da famosa boneca, tanto que a Mattel ofereceu informações sobre o traje de Barbie mais vendido, que se tratava de um vestido amarelo. Isso somou ao primeiro look que foi um maiô de listras branco e preto com lábios vermelhos, o mesmo que podemos ver no primeiro trailer do filme.
Autodescoberta
Jacqueline Durran se refere ao pressuposto do filme Barbie e comenta que cada um dos desenhos que se vê é uma perfeita metáfora de uma viagem interna e o autodescobrimento sofrido por todas as bonecas e, em especial, a de Margot Robbie, marcando o ponto da história que cada uma delas vive: “Sua moda evolui porque ela evolui”. Comentou a designer para Vogue.
Ideias diferentes de feminilidade
Cada Barbie é diferente e a figurinista sabe disso, é por isso que ela marca essa diferença entre cada uma a partir de três perguntas distintas: O que significa? Quem a possui? E para quem é dirigida?
Barbie como um personagem revolucionário
A figurinista enfatizou o valor que a Barbie tem para a diretora do filme, comentando que Greta Gerwig tem uma conexão especial com as bonecas dos anos 80, com as quais ela cresceu. Ela destacou que foi a diretora quem ajudou a ver o valor deste brinquedo, pois menciona que é a primeira vez que uma menina pode brincar com um personagem que tinha poder de decisão e fazia outras coisas, muito diferente dos ‘bebês’.