Apresentado por:

Logotipo
Beleza

Ceramidas: o que são e para que servem na pele?

Uma especialista esclareceu várias dúvidas para nós

Ceramidas: o que são e para que servem na pele?

Você está ouvindo falar de ceramidas pela primeira vez? Então, vamos explicar com a ajuda de uma especialista o que são: são lipídios intercelulares que se encontram na nossa própria pele e têm a função de unir as células para evitar a desidratação dos tecidos. Muitas vezes, a ceramida é comparada ao ‘cimento’ da nossa pele, por isso é extremamente importante que cuidemos da rotina de limpeza facial.

ANÚNCIO

Em uma entrevista para a Nova Mulher, a Dra. Carmen Gloria González, especialista em dermatologia e dermatologia pediátrica, nos falou sobre a importância das ceramidas na pele, o que são e para que servem, além de nos explicar qual é o momento adequado para aplicá-las e quando começamos a perdê-las.

Dra. Carmen González

Para a Dra. González, o rosto é uma das partes mais delicadas do nosso corpo que devemos cuidar com maior precaução. Ela não recomenda lavar o rosto com sabonetes que possam remover a barreira protetora de ceramidas com a qual a nossa pele já vem.

Se vocês esfregarem e esfregarem o rosto ao lavá-lo, removerão uma barreira protetora que já existe na nossa pele. Além disso, isso será uma porta aberta para bactérias e agentes irritantes que enrugarão e danificarão a textura da nossa pele.

—   Dra. Carmen Gloria González, dermatologista.

Cremes com ceramidas para o rosto

O passar dos anos cobra seu preço na nossa pele e isso se materializa em forma de pés de galinha e rugas de expressão nas áreas mais problemáticas. Se, além disso, você notar que sua pele está tensa e sem brilho, precisa de um tratamento com cremes que incluam ceramidas em sua fórmula.

Por quê? Um dos principais motivos está relacionado com o adiamento do envelhecimento celular o máximo possível. Eles também atuam como uma poderosa barreira contra agentes agressivos à pele, como a poluição ambiental, os raios UV e até mesmo grandes mudanças de temperatura.

É uma verdadeira parede que tem dinâmicas ao longo do tempo, diminui à medida que envelhecemos, mas também há doenças em que há poucas ceramidas, como a psoríase, o acne e a dermatite.

—   Dra. Carmen Gloria González, dermatologista.

Além disso, as ceramidas também afetam a nossa saúde capilar, pois também as podemos encontrar aqui. Quando o nosso cabelo fica mais seco, sem força e brilho é quando o nível de ceramidas diminui e começam a aparecer as pontas abertas. Para combater tudo isso, também há xampus e máscaras específicas que devolvem a suavidade e elasticidade ao nosso cabelo.

Más notícias às mulheres, nós temos menos ceramidas

As mulheres, além disso, têm menos ceramidas do que os homens, o que se manifesta como uma pele mais seca, descamada, esticada e irritada, que coça. O normal é que 50% dos lípidos da pele sejam ceramidas (também há algum colesterol e ácidos graxos livres).

Nós temos mais facilidade para perder água através da pele e para que penetrem substâncias irritantes, por isso se trabalha na incorporação de ceramidas em diferentes cremes e loções de limpeza, para preencher as áreas da pele desprotegidas.

—   Dra. Carmen Gloria González, dermatologista.

Um conselho que pode prevenir o envelhecimento

Existem dezenas de ceramidas importantes para a pele, são as 1, 3 e 6, extraídas de produtos como o arroz, trigo, batatas, batatas-doces. Não use produtos que deixem a pele rígida e brilhante, não é sinônimo de limpeza, você está se prejudicando em excesso. Procure produtos suaves e gentis, fórmulas leves para o rosto e mais densas para o corpo.

Dove
Dove

Tags

Últimas Notícias