O corte silencioso ou ‘hush cut’ tem elementos comuns aos cortes de cabelo em camadas que mais fizeram sucesso nos últimos meses, como o ‘corte borboleta’ (o mais sexy de 2022); o corte da moldura (o mais lisonjeiro segundo os especialistas), ou o corte curvo (a ‘Rachel’ na versão 2023).
ANÚNCIO
E o fato é que o ‘hush cut’ representa uma evolução de todos eles, focando principalmente na parte da franja. No Reino Unido e nos Estados Unidos, já é o mais pesquisado e solicitado no Google pela sua capacidade de trazer movimento aos cabelos, sem exigir retoques frequentes. Quique Sánchez, diretor criativo dos salões madrilenos Espacio Q e Q-01, contou à Vogue Espanha todos os detalhes deste corte de cabelo que se infiltra de última hora entre os 9 cortes outono-inverno 2023/2024 que serão mais solicitados nos cabeleireiros.
Como é o ‘hush cut’
“O que diferencia o corte silencioso é que buscamos o efeito pluma em toda a extensão do cabelo, longe dos cabelos lisos; um acabamento liso com menos peso e mais movimento. Procuramos uma franja mais leve, não tão pesada quanto as outras; É mais fluido.” Esse acabamento é, nem mais nem menos, “uma extensão da icônica franja Bardot, que desenha a silhueta da sobrancelha e das maçãs do rosto, conseguindo um efeito que combina muito com o look e realça os traços”, detalha Quique.
“O resultado é uma imagem fresca e natural que exala um ar dos anos setenta”, afirma o cabeleireiro. “Ele suaviza os traços e funciona muito bem em rostos ovais e longos. É uma opção ideal para quem quer experimentar franja mas não quer um corte muito drástico. Da Espacio Q recomendamos este corte para cabelos de comprimento médio (na altura da clavícula) ou cabelos longos com movimento”.
Um corte seco com pontas suavizadas
O especialista do Espacio Q e Q01 insiste na importância de praticar esse corte a seco: “Com o cabelo molhado seria impossível”. Ele explica que “o corte silencioso deve ser sempre feito a seco para conseguir o movimento que procuramos. Só assim podemos clarear os cabelos de uma forma muito sutil e precisa.” Além disso, ele recorre a pontas suavizadas, essenciais para evitar o ‘efeito bloco’ nos cabelos: “Iluminamos as pontas para conseguir um efeito pluma e assim dar mais movimento aos cabelos”, expõe. No entanto, sublinha que outro dos segredos é ter uma técnica de corte apurada.
Uma técnica de baixa manutenção
“Por ser um corte tão leve, combina muito bem com o resto do cabelo. Embora cresça, evolui bem e mantém a sua forma”, conta Quique Sánchez. Na verdade, ele recomenda “ir ao salão a cada três meses ou mais para manter o corte perfeito”. Além disso, na hora de modelá-lo, considera fundamental adaptá-lo ao movimento natural e fluido do cabelo, “ou secamos ao ar e usamos um texturizador de origem natural, como o Aveda Texture Tonic”. Praticamente tudo o que pedimos de um corte de cabelo em camadas
· · ·
ANÚNCIO
+ BELEZA:
Máscara caseira com 1 vitamina para rejuvenescer as mãos e tirar manchas
O truque do louro para rejuvenescer o rosto: seu efeito supera o de qualquer creme
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.