A drenagem linfática ficou conhecida a partir do século passado, pois foi em meados da década de 1930 que esse método começou a se popularizar e até hoje segue sendo uma técnica chave entre os terapeutas graças aos seus múltiplos benefícios reconhecidos.
Se você quer saber exatamente para que ser a drenagem linfática e como fazer em casa, continue lendo. Você vai se surpreender com as vantagens e facilidade de adicionar essa técnica ao seu dia a dia.
O que é drenagem linfática
O primeiro que você precisa saber é que a drenagem linfática é um tipo de massagem que tem o objetivo de ativar o sistema circulatório e estimular todo o sistema linfático para mover os líquidos acumulados no organismo liberando toxinas retidas. Tudo isso através de movimentos sobre o corpo.
Benefícios da drenagem linfática
Diversos benefícios da drenagem linfáticas foram descobertos. Graças a ajuda na ativação da circulação sanguínea, esse método diminui o aparecimento de celulites e ajuda a acelerar a perda de peso, principalmente em pessoas que retém líquidos excessivamente.
Outra função importante é manter o sistema imunológico ativo, melhorando a resposta do sistema de defesa contra bactérias, vírus e outras ameaças ao organismo.
Além disso, devido ao seu ritmo suave e rápido, trabalha sobre o sistema nervoso produzindo o efeito de relaxamento e combate ao estresse. Tem efeito sedativo contra dores, reduz inflamações e aumenta a capacidade de cicatrização.
Técnica caseira da drenagem linfática
Mesmo que o ideal seja procurar um especialista profissional para melhorar a eficiência da massagem, é possível realizá-la de graça no conforto de sua casa.
Os gânglios linfáticos estão distribuídos em diversas partes do corpo, como virilha, pescoço e axilas. A ideia dessa técnica é fazer a massagem em direção a esses gânglios.
Por exemplo, para as pernas, o ideal é fazer suave pressão começando pelos tornozelos e ir subindo até chegar na zona da virilha e fazendo pressão nessa região do corpo.
Lembre-se que o objetivo é ativar a circulação, assim essa massagem deve seguir em direção ascendente.
No rosto, a drenagem linfática pode ir em direção às axilas ou pescoço e você pode usar ferramentas como rolos, além disso, fazer exercícios de yoga facial ajudam a cumprir a função e potencializar os resultados da drenagem linfática caseira.
· · ·
Se você gostou deste texto, é provável que também se interesse por:
Poderosa receita contra estrias com 2 ingredientes que você possui em casa
Método caseiro para eliminar as bolsas dos olhos
Massagem japonesa com efeito de lifting que rejuvenesce a pele depois dos 50
Como ter “efeito botox” no rosto depois dos 50 de maneira fácil e barata
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.