Para quem gosta, o verão é uma época do ano maravilhosa porque une dias mais longos, com calor e na maioria dos casos férias. Por isso, milhões de brasileiros procuram o passar longas horas do dia expostos ao sol em piscinas e praias, porém é necessário cuidado.
A intensa exposição à radiação solar gera riscos para pele que podem comprometer a saúde e toda a sua beleza.
4 passos fundamentais para cuidar da pele no verão
Monalisa Nunes é médica dermatologista e publicou em seu canal dicas especiais para cuidar da saúde da pele no verão, época do ano em que ela fica mais exposta em piscinas e na praia. Conheça as dicas da doutora:
1. Filtro solar
Todo mundo, ou quase todo mundo, sabe que o uso de filtro solar é obrigatório para quem deseja manter a pele impecável e evitar o envelhecimento precoce, porém há alguns detalhes que passam despercebidos.
Escolha filtro solar de amplo espectro, ou seja, que proteja contra UVA e UVB e precisa ser de fator maior que 30. No dia a dia, o fator 30 é suficiente, mas quando há exposição direta ao Sol é indicado fator 50 no mínimo.
2. Acessórios de proteção solar
Use roupas UV ou algodão quando for expor-se ao sol. Roupas de algodão auxiliam na transpiração e protege contra as radiações solares.
3. Cuidado com a depilação
A pior prática é depilar no mesmo dia de grande exposição ao sol. A depilação deixa a pele sensível e a exposição ao sol pode causar manchas e queimaduras. Ainda é possível haver infecções bacterianas porque os poros ficam abertos e viram janelas para entrada de vírus e bactérias da praia.
4. Mantenha pele limpa e seca
Para manter a saúde da pele é importante manter a pele sempre limpa e seca. Nos dias mais quentes é natural tomar mais banhos e manter-se higienizada, porém o problema é a umidade nas dobras do corpo que criam habitats quentes e úmidos, perfeitos para fungos.
· · ·
Se você gostou deste texto, é provável que também se interesse por:
Arroz: o poderoso ingrediente para eliminar manchas de sol
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.