Se sua cabeça está coçando mais do que o normal, é importante começar a prestar atenção na pele escamosa e inflamada dessa parte do corpo, que pode acontecer com a maioria das mulheres em algum período da vida, e os motivos variam desde uma caspa até uma reação alérgica ou stress. Os sintomas como descamação, vermelhidão e até as manchas não podem ser ignorados, já que isso mostra que seu couro cabeludo está fora de controle. Pronta para saber algumas das causas?
Leia também:
Esse é o corte de cabelo curto dos anos 90 favorito do TikTok no momento
1. Caspa
Essa é a causa mais comum de coceira no couro cabeludo, feita por um fungo semelhante a uma levedura e responsável por trazer flocos brancos nos ombros. Para evitar, é melhor não dormir com o cabelo molhado, e um óleo capilar para hidratar só pode piorar a situação. O melhor é buscar um shampoo anticaspa que tenha zinco ou ácido salicílico, que ajuda a desobstruir os poros.
2. Couro cabeludo seco
Se a camada externa da pele não tem hidratação, o couro cabeludo seco acaba aparecendo, principalmente nos meses de inverno. Se você perceber que a coceira piora a noite, esse é um resultado da perda de água na pele, fazendo com que os hormônios também agravem a coceira. Para isso, é melhor reduzir a temperatura do chuveiro, além do secador e da chapinha, usando produtos hidratantes para a área.
3. Psoríase
A psoríase também é uma doença inflamatória que pode aparecer no couro cabeludo, algo que não é contagioso nem transmitido de pessoa para a pessoa, trazendo manchas vermelhas, escamosas e coceira. Para entender se é realmente uma psoríase, é melhor ir ao médico para ter o diagnóstico, e começar a criar um plano de tratamento correto.
4. Reação alérgica
Geralmente causada por um alérgeno ou até pela sua dieta alimentar, alguns itens como os laticínios, algo muito açucarado ou condimentado pode ser a razão para agravar a coceira e alergia, inserindo até o vinho branco, champagne e pimentão vermelho na lista. Para tratar, é melhor buscar um shampoo sem fragrância, além de um balanceador que alivia a irritação.
5. Água dura
Com o acúmulo de minerais como o cálcio e o magnésio na água, eles formam uma película no couro cabeludo que bloqueia os folículos, dificulta a passagem da umidade e causa coceira e inflamação. Assim, é melhor buscar um produto detox que retire o acúmulo e traga a nutrição necessária para a área.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.