As contribuições que os gregos fizeram para a filosofia, a matemática, a astronomia e a medicina foram insuperáveis, mas também são conhecidos por suas rotinas de beleza que são aplicáveis até hoje para parecer radiante.
A beleza antiga na Grécia tinha alguns métodos importantes para alcançar o padrão de beleza ideal daquela época. As mulheres tinham os melhores conselhos e aqui revelamos para você.
Um dos ingredientes mais conhecidos da cultura mediterrânea é o azeite de oliva. Este é um ingrediente essencial, pois não só hidrata a pele, mas também retém a umidade para prevenir a perda transepidérmica de água e restaurar a elasticidade. Homero chamava o azeite de oliva de ouro líquido.
As antigas mulheres de Creta o utilizavam para o cabelo, rosto e corpo como fonte natural de vitaminas, antioxidantes e aminoácidos.
As antigas mulheres gregas também misturavam azeite de oliva com açúcar ou sal e o usavam como esfoliante. O azeite de oliva fazia com que a pele parecesse brilhante e saudável ao mesmo tempo que adicionava um pouco de cor brilhante.
Se você é uma ávida fã de cuidados com a pele, provavelmente vai adorar os óleos faciais, especialmente se for um ingrediente que já está na despensa da sua cozinha. O óleo de oliva tem sido aclamado há muito tempo por seus benefícios tópicos, dizem até que Cleópatra era fã dele.
Benefícios hidratantes
O emoliente está cheio de ácidos graxos monoinsaturados e antioxidantes, por isso tem excelentes propriedades hidratantes. Se você sofre de pele extremamente seca, uma rotina com esse ingrediente pode ser uma boa opção, especialmente durante os meses frios de inverno.
O azeite de oliva é um excelente hidratante para a pele, especialmente quando aplicado na pele úmida, quando os poros estão abertos, e pode atuar como uma segunda barreira cutânea para peles secas e rachadas no inverno.
Outro grande benefício do azeite de oliva são suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Os dermatologistas afirmam que os ingredientes anti-inflamatórios encontrados no azeite de oliva (triterpenos) auxiliam na cicatrização de feridas ao ajudar na produção de colágeno e reduzir o tempo necessário para fechar a ferida. Estudos também mostraram que o azeite de oliva ajuda a curar a pele após uma queimadura solar.
Isso sim, como tudo, tem suas restrições e efeitos colaterais. Embora o óleo de oliva possa ter excelentes propriedades umectantes, pode ser contraproducente para quem sofre de acne, pois pode obstruir os poros e causar surtos graves.
E embora o azeite de oliva possa ajudar a curar queimaduras solares, você não deve usá-lo enquanto estiver exposta ao sol. Portanto, em primeiro lugar, sempre consulte um especialista para que ele possa lhe fornecer a melhor rotina que seja benéfica para você.
Como usar? Aplique uma camada fina para hidratar o rosto após a limpeza. O azeite de oliva ajuda a reter a umidade, então use-o após aplicar o tônico e antes da maquiagem.