A maioria das pessoas já lidou alguma vez na vida com a caspa. Trata-se de uma condição bastante comum no couro cabeludo que causa principalmente coceira e descamação.
As causas podem ser várias: desde o estresse e a genética até o cuidado inadequado do cabelo. Mas, em geral, isso se deve à superprodução de sebo e aos fungos que se alimentam dele.
“Produzimos sebo no couro cabeludo e uma levedura (fungo) interage com o sebo. O corpo detecta essa interação como irritante e aumenta rapidamente a produção de células da pele que se soltam e se apresentam como caspa”, explicou a especialista Veronica Joseph ao ‘Byrdie’.
Remédios naturais para combater a caspa em casa
Se você tem caspa, o melhor a fazer é visitar um dermatologista. No entanto, se quiser tentar remédios caseiros antes, existem vários recomendados por especialistas em cabelo.
A seguir, apresentamos três dessas preparações naturais que ajudam a controlar e minimizar a caspa, de acordo com os especialistas consultados pela revista.
Remédio com óleo de coco
Se a sua caspa for leve, o óleo de coco pode ser a solução, pois hidrata o cabelo e o couro cabeludo. Além disso, contém vitamina E e K e é rico em ácido láurico, que pode controlar a caspa.
Para usar, basta misturar uma parte de óleo de coco com uma parte de óleo de jojoba em uma tigela. Em seguida, aplique na cabeça e cabelo conforme necessário, massageando por alguns minutos.
Uma vez concluída esta etapa, cubra o cabelo com uma touca de banho por meia hora. Após esse período, lave o cabelo com shampoo e enxágue com água. O processo deve ser repetido semanalmente.
"O óleo de coco tem alguns efeitos anti-inflamatórios e pode ajudar a hidratar o couro cabeludo, mas cuidado: se a caspa for grave, não funcionará bem", afirmou a dermatologista Jenny Liu.
Remédio com bicarbonato de sódio
O bicarbonato de sódio é um ingrediente natural anti-caspa. Devido à sua textura e propriedades, ele elimina a sujeira, o excesso de gordura e as células mortas no couro cabeludo.
Uma forma de usar é em uma preparação com água e alecrim. Só é necessário despejar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para cada xícara de água em uma garrafa de shampoo vazia e bem limpa.
Agite o recipiente para misturar bem, adicione três gotas de óleo essencial de alecrim para dar fragrância e estará pronto. Para aplicar, é necessário passar no cabelo e massagear o couro cabeludo.
Após terminar, enxágue bem com água. A mistura pode ser deixada no chuveiro para uso posterior, mas essa preparação deve ser usada com moderação, de preferência, uma vez por semana.
Remédio com óleo essencial de limão
O limão é um ingrediente anti-caspa econômico e eficaz porque o ácido cítrico que contém ajuda a limpar o excesso de gordura do couro cabeludo. No entanto, é uma arma de dois gumes.
De acordo com a especialista Shab Reslan, o limão é muito alcalino, o que pode causar danos aos cabelos ou ao couro cabeludo sensível. Por isso, a recomendação é usar óleo essencial de limão.
Desta forma, obtem-se os poderes do ácido cítrico sem riscos. Se combinado com óleo de amêndoas doces, consegue-se nutrir o cabelo ao mesmo tempo em que se elimina o excesso de sebo.
Só é preciso misturar algumas gotas de óleo essencial de limão com duas colheres de óleo de amêndoa. Em seguida, massageie suavemente o couro cabeludo com a mistura antes de lavar com shampoo.
O tratamento deve ser repetido diariamente até que não seja mais necessário.