O cabelo tem sido um dos aspectos icônicos da feminilidade, século após século, pois a sociedade lhe deu um grande peso como indicador de gênero. É um símbolo de identidade, por isso tem grande importância e quando começa a cair precocemente gera grande preocupação. A alopecia pode ser causada por várias razões, e uma delas são alguns penteados.
A queda de cabelo pode ser temporária ou permanente, dependendo da fonte que a origina, como herança genética, alterações hormonais, envelhecimento ou o estresse excessivo nos fios capilares. Alguns dos rostos mais famosos que sofrem com essa condição são Jada Pinkett Smith, Kristen Stewart e Naomi Campbell.
É importante ressaltar que é normal que o cabelo caia, mas a preocupação surge quando ele não volta a crescer, seja de forma repentina ou progressiva, e afeta apenas o couro cabeludo ou todo o corpo. De acordo com o portal especializado em saúde, Mayo Clinic, "as pessoas costumam perder de 50 a 100 fios de cabelo por dia. Normalmente, isso não é perceptível porque novos fios de cabelo estão crescendo ao mesmo tempo. A perda de cabelo ocorre quando o novo cabelo não substitui o que caiu".
Existem vários tipos de alopecia, no entanto, a alopecia de tração é a que afeta principalmente mulheres e meninas. O dermatologista mexicano Ángel Suro Reyes diz: "Uma em cada dez meninas latino-americanas em idade escolar, por influência cultural da moda, prende o cabelo em tranças muito apertadas; a alopecia resultante ocupa o terceiro lugar em frequência entre as causas de alopecia".
O especialista aponta em um trabalho de pesquisa publicado em Scielo, que "extensões de cabelo artificial, fixadores, bonés, lenços, elásticos, capacetes de motocicleta, entre outros objetos, são fatores coadjuvantes na causa dessa patologia".
Os rabos de cavalo altos, também conhecidos como "ponytail", têm um grande impacto no folículo piloso, especialmente quando o cabelo é muito puxado, e o primeiro caso desse tipo de penteado foi documentado em 1907. Ariana Grande e Natalia Jiménez são algumas das artistas que se caracterizam por usar o rabo de cavalo, que no caso da Ariana é combinado com extensões, o que acaba afetando a densidade capilar.
Alguns dos sintomas, além da própria queda de cabelo, são dor de cabeça, sensação de tensão na cabeça, pele avermelhada no couro cabeludo, inflamação dos folículos pilosos e coceira e ardor na pele. Mas, essa patologia tem cura? Muitas vezes pode ser reversível, por isso os especialistas dão algumas recomendações.
Estas são evitar penteados muito apertados e, é claro, não fazê-los de forma contínua. Usar acessórios com moderação. Recomenda-se usar rabos de cavalo de tecido para que o cabelo não seja cortado, assim como não apertá-los muito. Além disso, não abusar de extensões, tranças e penteados rastas.