Muitas pessoas foram adeptas do preenchimento sob os olhos para resolver problemas de bolsas d’água, inchaço, olheiras e outras questões que incomodavam, mas muitas delas não imaginavam que isso poderia causar uma complicação perigosa para nossa saúde. Chamado de edema malar, essa complicação acontece em pacientes que fizeram preenchimentos não apenas nas cavidades lacrimais do olho, mas também nas bochechas, sendo algo hereditário ou resultado de alergias e inflamações dos seios da face.
Leia também:
O blush brilhante se tornou a nova tendência de beleza queridinha do momento
O edema malar se torna um acúmulo de líquido linfático logo acima das maçãs do rosto, chamadas de bolsas malar, que ficam localizadas abaixo da órbita ocular, trazendo bolsas inchadas um pouco mais perto das bochechas do que diretamente nos olhos. A finalidade do sistema linfático ao redor do olho é remover o fluído dos tecidos moles, mas quando esse setor fica bloqueado, ele causa um inchaço grande no local do fluído, impedindo sua saída.
A causa dessa situação não vem apenas de procedimentos estéticos, mas também da idade, já que os vasos linfáticos dessa região são bem sensíveis e ficam mais lentos à medida que vamos envelhecendo. Além disso, há o componente genético, além do lifting facial e do lifting médio, além de um trauma facial causada por um acidente, tabagismo ou exposição solar, coisas que podem até agravar o problema.
Com o preenchimento na área se tornando cada vez mais comum, os problemas também aparecem mais quando o preenchimento é feito de forma inadequada ou excessiva na área dos olhos, interferindo no sistema de drenagem linfática. Há atualmente uma epidemia de excesso do preenchimento na área dos olhos, e muitas pessoas contraem o edema malar, principalmente com preenchimentos de ácido hialurônico que causam essa reação inflamatória, migrando e causando o bloqueio dos vasos linfáticos.
Por isso, nada melhor do que buscar orientação médica antes de fazer qualquer procedimento, e se você notou um inchaço em excesso na área, buscar ajuda para ver o melhor tratamento e solução para o seu caso.
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.