A maquiagem pode ser uma terapia de amor próprio para algumas mulheres, mas também um alerta para aquelas que não aceitam suas imperfeições e buscam escondê-las com ela, por isso especialistas têm falado sobre o quão bom é deixar nossa pele ao natural ou não.
Cada vez mais celebridades optam por exibir seus rostos ao natural sem medo do que dirão, e também é verdade que têm sido vítimas em várias ocasiões dos haters, que não perdoam e também não aceitam que os famosos são tão humanos quanto qualquer outra pessoa.
Famosas como Victoria Beckham são mulheres que não saem de casa sem maquiagem no rosto, inclusive David Beckham já afirmou que nunca viu sua esposa sem maquiagem.
Isto é o que os especialistas dizem sobre abandonar a maquiagem
A psicoterapeuta, Jennifer Pepper, menciona que quando nos maquiamos, "enviamos uma mensagem ao nosso subconsciente de que temos defeitos e que esses defeitos devem ser tapados ou escondidos".
Da mesma forma, a Associação Americana de Psicologia agradeceu a um estudo realizado em 2016 que, ao pedir a um grupo de mulheres para se olharem no espelho diariamente durante duas semanas sem maquiagem, concluiu que “elas se tornaram mais seguras e compassivas consigo mesmas, reduzindo sua angústia”.
Ao contrário de Victoria Beckham, outras famosas como Elsa Pataky, Rosalía e Jennifer Lopez redefiniram sua beleza ao deixar a pele descansar dos produtos de beleza e exibindo seus rostos como são, mas sem negligenciar os cuidados com a pele.
"Embora saltos altos, maquiagem ou pintar os lábios de vermelho possam ser uma forma de empoderamento ou de exacerbar a feminilidade, também o contrário, da evolução da mulher e do feminismo paralelos à entrada no mundo do trabalho e à repulsa à objetificação que levou as mulheres a se reconectar com seus corpos e suas imperfeições, a abraçar a diferença, as singularidades de sua aparência e o body positive”, afirmou o psicólogo Ángel Luis Guillén, terapeuta da Psicopartner à revista Telva.
Apesar do debate sobre usar ou não maquiagem, sempre dependerá de cada mulher, pois o mais importante é sentir-se confortável consigo mesma. E é que até mesmo maquiar-se pode impulsionar a autoestima em momentos de tristeza.
“Alguns lábios vermelhos são o melhor aliado de muitas mulheres em dias tristes para aparentar o contrário”, acrescentou o maquiador José López, sem deixar de lado a beleza natural.