Embora digam que a moda é cíclica, há tendências estilísticas que atualmente não nos vemos usando novamente, muitas das quais surgiram durante a década de 2010.
Ainda influenciada pelas preferências do início do terceiro milênio e pelos looks ajustados das Kardashians, inúmeras tendências peculiares surgiram e desapareceram durante este período.
Foi a época em que os acessórios e estampas eram enormes; tudo tinha tachas e se não calçávamos com plataformas peep-toes, era com botas baixas ou o clássico tênis esportivo branco.
Devido a termos deixado esta década para trás recentemente, ainda há algumas dessas tendências por aí, mas a maioria delas está relegada e ninguém sente falta. Na verdade, hoje em dia até vemos elas como falhas de moda.
Por isso, a seguir, embarcamos no trem da memória e revisamos dez tendências de estilo da década de 2010 que a maioria não sente falta por várias razões, conforme Marie Claire.
Looks esportivos com saltos altos
O athleisure elegante teve seu momento na década de 2010. O tapete vermelho viu muitas estrelas desfilando especialmente em conjuntos esportivos e saltos altos, mas agora é considerado antiquado.
Bolsas extragrandes
Outra tendência que agora está fora de moda é o uso de bolsas extragrandes. Naquela época, as celebs carregavam bolsas XXL para todos os lugares. Agora, elas parecem estranhas, a menos que você esteja indo pegar um voo.
Calças skinny
Embora ainda haja debate sobre se as skinny jeans ainda estão em alta ou não, muitas fashionistas esperam que as calças justas até o tornozelo não voltem por serem desconfortáveis.
Jaquetas curtas
As jaquetas cropped são outra sensação dos anos 2010 que agora parece não ter sentido. Naquela época, a peça em questão costumava ser de couro com rebites e era combinada com camisas compridas.
Botas UGG
Se há algo característico desta década são as botas UGG. Durante todo este período, este calçado dominou o street style como nenhum outro. Embora ainda sejam usadas hoje, não o são de forma incongruente.
Looks de estilo festival
Durante os anos 10, o estilo de festival exagerado com tiaras, saias ou shorts com aberturas profundas e acessórios para os braços esteve na moda mesmo fora desses eventos musicais.
Óculos de sol gigantes
Os óculos de sol gigantes foram uma das tendências mais populares em termos de óculos na década de 2010. Como apontado pela autora Katherine J. Igoe, “todos parecíamos insetos muito na moda”.
Enfeites de metal
Os adornos metálicos nas roupas, sapatos e acessórios eram a sensação na década de 2010. Tudo estava coberto de tachas ou com os tradicionais zíperes não funcionais.
Joias de tamanho enorme
Além dos óculos de sol e chapéus, as peças de joalheria também eram excessivamente grandes nos anos 10. Especialmente, muitas correntes eram usadas ao mesmo tempo, juntamente com pingentes enormes.
Roupas e sapatos de tiras
As peças com alças eram a loucura neste período. As pessoas adoravam tudo com correias: desde sandálias com amarrações até blusas com decotes profundos de tiras cruzadas.
Atualmente, esta moda já não é de todo atraente e a maioria das pessoas não sente falta de vestir tudo com cintos devido ao desconforto e à complicação que era usá-los.