O jeito que você se veste diz muito sobre como você é e como você se vê, inclusive quando há uma entrevista de emprego na agenda. Ao se preparar para a entrevista de emprego até a cor das roupas são avaliadas pelos recrutadores e uma delas pode te eliminar do processo seletivo.
ANÚNCIO
É comum que as pessoas se preparem para as perguntas que terão de responder na entrevista, mas algumas vezes negligenciam a aparência ou se esquecem que algumas roupas podem atrapalhar na contratação causando má impressão.
As cores mais adequadas segundo recrutadores
Em 2013, uma pesquisa feita com profissionais de Recursos Humanos perguntou a 2099 recrutadores quais são as melhores cores de roupa para conhecer alguém no ambiente profissional. Segundo os profissionais consultados, o azul (23%) e o preto (15%) são as cores mais adequadas para entrevistas.
A cor azul passa a imagem de que a pessoa é confiante e tem boa capacidade para trabalhar em equipe. O preto, por sua vez, é a cor da liderança, sofisticação e exclusividade, e por esses motivos é uma boa escolha para entrevistas.
Outras cores recomendadas pelos recrutadores são o cinza e o branco. O cinza mostra independência, lógica e capacidade de análise. Já a cor branca manifesta habilidades de organização e atenção aos detalhes;
Por exemplo, uma camisa branca pode ser um bom ponto de partida para combinar com outras cores que mostrem sua personalidade, seja na terceira peça ou acessórios.
A cor proibida em entrevista de emprego
Na pesquisa, os recrutadores disseram que a pior cor para usar em entrevistas de emprego é o laranja, com 25% dos votos. Os profissionais mencionaram que a cor é associada a falta de profissionalismo.
ANÚNCIO
Apesar da cor também ser associada à criatividade e individualidade, essas características podem não ser as que os recrutadores estão buscando para preencher o quadro de funcionários de suas empresas.
“O laranja e o amarelo indicam atributos divertidos e que chamam a atenção. Porém, não necessariamente te faze parecer uma pessoa confiável e digna de confiança”, disse o especialista em cores, Jacob Olesen.
Segundo o especialista, essas cores dão impressão de que a pessoa pode ser festeira e não a que prioriza a pontualidade.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.