Existem diferentes motivos para ter cabelos finos, seja por fatores hereditários, falta de nutrientes, danos químicos e mecânicos ou por motivos que apenas especialistas podem identificar. Qualquer que seja o motivo, há erros que devem ser evitados no cuidado de cabelos finos e quebradiços.
Os erros podem estar na lavagem ou no penteado, na raiz ou nas pontas. Cada caso deve ser investigado.
Aqui listamos os 10 maiores erros no cuidado do cabelo fino. Continue a leitura para conhecer o que não deve fazer para fortalecer os fios!
1. Usar muitos produtos
Esse é um dos erros mais comuns, já que buscam volume que não possui, as pessoas aplicam camadas de produtos que acabam dando peso e fazendo os cabelos parecerem sem vida. Para fios finos, menos é mais.
2. Pentear com cabelos molhados
O cabelo molhado é mais sensível porque as cutículas que protegem os fios estão abertas. Por isso, o melhor momento para pentear preservando a estrutura e sem aumentar os fios quebrados, é pentear quando estiver seco.
3. Lavar com água quente
A água quente abre ainda mais as cutículas e faz o cabelo perder os nutrientes, brilho e força. Se você tem cabelos finos, lave sempre com água morna e no último enxágue, prefira água fria para fechar a cutícula.
4. Usar shampoo com sulfatos
Sulfatos limpam e fazem espuma. No entanto, são inimigos porque removem óleos naturais que protegem o cabelo, deixando seco e mais quebradiço.
5. Condicionador no cabelo todo
O condicionador deve ser usado do meio até as pontas, principalmente para quem tem cabelos finos. Se você aplicar nas raízes, seu cabelo terá aspecto pesado e gorduroso.
6. Escovar raízes
Nenhum tipo de cabelo deve ser escovado das raízes, muito menos os finos. A regra é sempre escovar das pontas ao couro cabeludo com cerdas macias.
7. Penteados presos
O cabelo fino leva a proibições de penteados muito presos ou com acessórios que apertam, como ‘piranhas’ de plástico.
8. Descolorir e pintar muito
Se você ama mudar de looks, saiba que tingimentos fragilizam seus cabelos. As químicas afinam o cabelo ainda mais se faz isso com frequência.
9. Não usar proteção contra calor
Assim como tintas, o calor das chapinhas e baby liss também deixam os fios mais frágeis porque afetam as camadas naturais de proteção aos fios.
10. Deixar crescer
Para mulheres com cabelos finos, comprimentos muito grandes não são os mais favoráveis por uma razão: faz o cabelo parecer mais escasso e sem corpo! Para você, o comprimento ideal é até os ombros.
· · ·
Aviso
Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.