Quando pensamos em cuidar da pele ao longo dos anos, existe uma proteína que é a queridinha de muitos, principalmente das mulheres a partir dos 30 anos, que é o caso do colágeno. Ele traz benefícios para a pele, mas também ajuda na manutenção da cartilagem e da densidade óssea, protegendo até as articulações, algo que é produzido pelos aminoácidos que a gente ingere na alimentação, mas que a partir dos 30 anos, esse item começa a declinar.
Leia também:
O blonzer é a nova tendência de beleza que vai te conquistar
Sorte que algumas coisas podem nos ajudar a prevenir essa situação, seja com uma alimentação saudável, ou com exercícios físicos que vão nos dar a quantidade correta de colágeno e outros nutrientes para potencializar essa substância, como a carne vermelha, os miúdos e a clara de ovo.
Quer saber quais outros alimentos vão te ajudar nessa reposição? A gelatina é um deles, já que ela é extraída dos ossos, pele e cartilagem de animais como bois e porcos, e carregam uma alta quantidade de colágeno junto, seja nas opções sem corante, sem açúcar ou sem aromatizante, sendo consumidas sozinhas ou em outras receitas.
Como já contamos, a carne vermelha é uma grande fonte de proteínas e vitaminas do complexo B, sendo bem nutritiva para ajudar no metabolismo de aminoácidos, lipídios e carboidratos, carregando também uma alta quantidade de colágeno no músculo e nas fibras, sendo um item indispensável na nossa dieta se quisermos repor o colágeno.
Mas, para quem está em uma dieta vegana ou vegetariana, há também opções como a clara de ovo, que é rica em zinco, manganês e albumina, nos trazendo mais saciedade e alimentando nossos músculos. Há também muito colágeno no feijão e na lentilha, já que essas leguminosas são ricas em aminoácidos e ajudam na síntese do colágeno, assim como as frutas cítricas com vitamina C.
Pronta para adicionar esses itens na dieta?
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.