Embora principalmente as sobrancelhas sejam projetadas para proteger os olhos do suor, poeira e radiação solar, elas também têm um papel muito importante na constituição da beleza do rosto, pois sua forma, tamanho e espessura são os que dão harmonia e equilíbrio ao rosto. Por isso, seu design pode rejuvenescer ou adicionar muitos anos à sua aparência.
Não é à toa que são conhecidas como a moldura do rosto e, partindo disso, é importante encontrar uma técnica e um estilo de sobrancelha que permitam que a forma como os olhos são percebidos seja a mais adequada para você, seja eles grandes, menores, mais separados ou mais juntos.
O que deve ser levado em consideração ao escolher um design de sobrancelhas?
De acordo com Chic In, especialistas em sobrancelhas, é importante considerar certos aspectos antes de escolher um formato específico, entre eles destaca-se principalmente não se deixar levar pela moda, pois nem tudo o que é tendência fica bem em todos os tipos de rosto. Também é importante seguir a forma natural da sobrancelha, pois caso contrário, podem ocorrer mudanças abruptas na expressão.
Existem vários tipos de sobrancelhas, como arqueadas, retas, curvas, curtas e finas, assim como abundantes e escassas, e dependendo disso, juntamente com o tipo de rosto, é preciso saber o que fica melhor em você.
Os melhores tipos de sobrancelhas para cada rosto
As sobrancelhas curvas, que se assemelham a uma meia circunferência e não têm ângulos marcados, são ideais para rostos quadrados ou triangulares, pois proporcionam muito equilíbrio, de acordo com a marca de maquiagem Maybelline.
Enquanto as sobrancelhas arqueadas têm um arco pronunciado que fica perfeito para mulheres com rostos ovais e criam uma aparência de olhos mais abertos e expressivos. E aquelas que são retas e horizontais, com o arco pouco marcado, são a melhor opção para rostos alongados.
Sobrancelhas que envelhecem e que você deve evitar
Segundo o portal Vanidades, existem certos tipos de sobrancelhas que te envelhecem, como as sobrancelhas ‘scouse Brow’, que consistem em definir demais a sobrancelha até a última zona, cortando e tingindo os pelos para criar uma sobrancelha muito larga e pouco natural. Longe de acrescentar personalidade, esse design endurece os traços e acrescenta anos à sua aparência.
Também as sobrancelhas unidas no meio da testa serão suas inimigas, porque "criam um desequilíbrio que as torna o foco principal do rosto, tirando a naturalidade e fazendo você parecer mais velha". Enquanto que se forem extremamente longas, quase chegando às têmporas, pode dar a impressão de olhos caídos, mas se forem muito curtas, sem chegar ao final dos olhos, também tiram a juventude.
O ideal é que as sobrancelhas estejam alinhadas exatamente onde o sulco nasal se encontra com a ponte do nariz.