Moda

A revolução ‘preloved’: como a adoção da moda em segunda mão está mudando a indústria

É assim que a moda ‘preloved’ ou ‘segunda mão’ está revolucionando a forma como você atualiza seu guarda-roupa

ANÚNCIO

O mercado da moda sustentável está experimentando um crescimento sem precedentes, impulsionado pelo crescente interesse dos consumidores em opções de compra que promovam a consciência ambiental. Esta mudança de hábitos é uma resposta à crescente preocupação com os efeitos prejudiciais da moda rápida, que contribui para a superprodução, aumento de resíduos e exploração de recursos naturais.

Neste contexto, os consumidores têm à sua disposição alternativas de plataformas que lhes permitem adquirir roupa em segunda mão, ou ‘preloved’, de forma fácil e rápida, evitando assim apoiar o modelo de compra da moda rápida.

"Ao passar uma peça de roupa que você amou para que outra pessoa a aprecie, você está contribuindo para um ciclo de sustentabilidade acessível para todos. Embora muitas pessoas desejem ser mais conscientes e sustentáveis, às vezes isso pode parecer pouco realista. O que vemos com o modelo 'preloved' é que é uma forma pela qual todos podemos participar deste esforço", apontou Cecilia Ollero, Country Manager da GoTrendier no México.

Ollero acrescentou que "é ingênuo" pensar que as pessoas vão parar de comprar moda rápida apenas por questões de preço, já que as roupas continuam sendo atrativas e uma forma de expressão importante. "A moda é aspiracional, e essa abordagem de segunda mão permite que todos se envolvam. Até pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença e ter um impacto positivo no meio ambiente", sentenciou Ollero.

As novas gerações lideram o mercado de segunda mão

A moda de segunda mão evoluiu de ser uma opção rejeitada por muitos para se tornar uma tendência dominante, na qual os consumidores podem encontrar itens variados a preços acessíveis e em bom estado. Sobre isso, Ollero afirmou que se você tem roupas no seu armário que não usa, é melhor vendê-las para que outra pessoa possa aproveitar.

No que diz respeito aos principais consumidores no mercado de roupas usadas, a especialista apontou que é interessante observar que o maior grupo de usuários vem das gerações mais jovens, como a Geração Z e os Millennials, e como cada vez mais a geração X, pessoas mais velhas, têm aderido ao movimento.

Ollero detalhou que muitas mulheres estão envolvidas em empreendimentos relacionados com roupas reutilizadas, como pequenas lojas de segunda mão, uma iniciativa que lhes permite ter uma renda adicional, sem mencionar que esta forma de compra significa uma economia que também é importante no dia a dia.

De acordo com o relatório anual da GoTrendier,, entre as marcas mais procuradas no mercado de segunda mão destacam-se Michael Kors, Adidas, Calvin Klein e Tommy Hilfiger, uma tendência que reflete o crescente interesse em peças de alta qualidade ao alcance de todos. Além disso, aponta que a crescente popularidade da moda reutilizada também tem sido impulsionada pela influência da realeza e das celebridades, como Kate Middleton e Meghan Markle, que têm usado roupas preloved em eventos públicos.

Em relação ao futuro da indústria de segunda mão, a especialista indicou que é um processo gradual, mas com resultados promissores. “A mudança para a moda reutilizada não vai acontecer da noite para o dia. Não se trata de toda a sua roupa ser de segunda mão imediatamente, mas é muito fácil começar. Ao dar o primeiro passo oferecendo uma segunda vida às suas peças, você já está contribuindo para a mudança. Cada ação conta e, ao adotar essa prática, você está ajudando a construir um futuro mais sustentável. Não subestime o impacto positivo de cada escolha que faz em seu caminho em direção a uma moda mais consciente.”

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO