Se você é uma daquelas mulheres que adora estar em dia com tudo que envolve cuidados com a pele, então deve ter todos os tipos de soros, cremes e loções com vários componentes.
Embora possa parecer uma boa ideia misturar alguns durante o processo de embelezamento, existem certas fórmulas que nunca devem ser colocadas juntas. Saiba mais:
Retinol e peróxido de benzoílo
Se você está lidando com acne há algum tempo, provavelmente já sabe que os dois ingredientes atuam na prevenção de erupções. Mas há uma boa razão para que eles não sejam frequentemente combinados no mesmo produto.
“O peróxido de benzoílo é um produto poderoso, ótimo para acne inflamatória, mas muitas pessoas não sabem que ele pode inativar o retinol”, explica a dermatologista Joyce Imahiyerobo.
Isso não significa que você não possa usá-lo ao mesmo tempo, mas que você nunca deve aplicá-lo em camadas uma sobre a outra ou você pode acabar com o rosto vermelho.
Vitamina C e ácidos alfa hidroxi
Ambos os ingredientes oferecem benefícios antioxidantes, mas, quando combinados, podem prejudicar o equilíbrio do pH da pele devido a níveis muito altos de acidez.
Produtos que contêm vitamina C como ingrediente contêm baixos níveis de acidez. Quando você os usa junto com um alfa-hidroxiácido, está essencialmente reduzindo a eficácia da vitamina C.
É perigoso ou irritante combiná-los? Provavelmente não. Mas você estará desperdiçando muito do que poderia ser um produto caro se o fizer.
Leia também
Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:
Vitamina B3 e ácidos alfa hidroxi
A vitamina B3 é um agente condicionador amplamente utilizado em rotinas de cuidados com a pele que ajuda a reparar e refinar a estrutura dérmica.
Ele tende a funcionar melhor em um ambiente com pH neutro, o que acabamos de explicar certamente não é alfa-hidroxiácidos, pois eles têm um nível de pH extremamente baixo.
“Quando usado em um produto que contém altos níveis de alfa-hidroxiácidos, o ácido nicotínico é produzido, o que pode resultar em vermelhidão da pele e irritação potencial”, afirma a desenvolvedora de produtos para a pele Ramya Viswanathan.
Embora não vá necessariamente doer usar os dois juntos, eles basicamente se cancelam.
Retinol e vitamina C
Os retinóides são ingredientes poderosos que atendem a várias preocupações com a pele, desde a redução de linhas finas e rugas e prevenção da acne até manchas de clareamento e aumento da produção de colágeno.
No entanto, a principal preocupação com produtos à base de retinol é a irritação da pele, segundo Imahiyerobo. “Existem vários ingredientes ativos que podem aumentar a probabilidade de irritação retinóide, e um deles é a vitamina C.”
Como o retinol, a vitamina C é eficaz no combate aos sinais de envelhecimento, incluindo linhas finas, firmeza e tom de pele irregular. No entanto, quando esses produtos são usados juntos, podem causar irritação em pessoas com pele sensível.
Retinol e ácidos alfa hidroxi
O ácido glicólico e o ácido lático (variações alfa hidroxi) são esfoliantes químicos que ajudam a melhorar a textura da pele, minimizar o tamanho dos poros e também ajudar com manchas.
“Embora esses produtos possam ser usados com produtos à base de retinol, você não quer usá-los um após o outro, especialmente se você tiver pele sensível”, adverte Imahiyerobo.
⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Leia também
- Mulher é encontrada em área onde vivem apenas ursos
- 2 filmes da Netflix que demonstram o perigo de um relacionamento tóxico
- Manchas na pele: acabe com o problema com esta máscara caseira de limão e óleo de coco
Apoie
Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.
Siga-nos
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: