As manchas na pele são uma das consequências mais visíveis da acne no rosto. O incrível é que nós mesmas podemos ser as culpadas por danificar a pele — mais do que a própria acne! É o que diz a dermatologista Ana Luisa Loaiza (@aldermatologia), que também oferece algumas dicas para evitar essas complicações. Veja só:
Trate acne — não a esconda
A recomendação mais importante é que, se as pacientes têm acne, a primeira coisa que devem fazer é tratá-la em vez de ocultá-la. Isso evitará que o surto avance e crie manchas.
Não toque na pele
Loaiza ressalta que, se você tem acne, deve evitar manusear as lesões. Não esprema as espinhas! Isso tornará as manchas na pele muito mais visíveis. E, quanto mais escuro for a pele, mais elas serão notadas.
Tenha paciência
Manchas escuras pós-inflamatórias são cicatrizes de lesões. Se o paciente as manusear, as manchas demoram mais para desaparecer. “Em 3 ou 6 meses, ou mais, dependendo do paciente”, diz Ana Luisa.
Leia também
Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:
O que você deve fazer
- Trate o seu problema de acne com a ajuda de um especialista.
- Não toque as feridas.
- Evite a exposição ao sol.
- Use protetor solar a cada 3 horas, dentro e fora de casa.
- Evite colocar produtos naturais no rosto. Às vezes, imaginamos que eles podem reduzir a inflamação, mas podem agravar lesões e causar dermatite.
⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Leia também
- 2 filmes da Netflix que demonstram o perigo de um relacionamento tóxico
- Manchas na pele: acabe com o problema com esta máscara caseira de limão e óleo de coco
- ‘Virgin River’: Netflix renova série de sucesso; programa terá 4ª e 5ª temporadas
Apoie
Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.
Siga-nos
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: