As manchas na pele geralmente aparecem nas áreas mais expostas ao sol. As mais visíveis (e as mais incômodas) aparecem no rosto e variam em tamanho.
Ter a pele clara ou expor-se à radiação solar com frequência ou mais intensa do que o normal são considerados fatores de risco. Afinal de contas, as manchas escuras são o resultado de uma produção desequilibrada de melanina: após a exposição ao sol, ela se acumula em diferentes áreas como um mecanismo de proteção.
Embora na maioria dos casos haja uma predisposição genética para o aparecimento de manchas escuras, alguns hábitos também podem desencadeá-las:
Leia também
Se você está gostando deste conteúdo, é provável que também se interesse pela nossa publicação mais recente:
As principais causas das manchas na pele
Exposição ao sol
As mulheres têm maior probabilidade de apresentar manchas na pele quando não se protegem adequadamente do sol.
Segundo especialistas, é importante evitar o sol entre as 10h e as 15h; usar um protetor solar que o proteja dos raios UVA e UVB com fator maior que 50; e usar roupas que cubram os braços e as pernas.
Envelhecimento
Conforme a nossa pele envelhece, a produção de melanina se torna menos precisa e resulta no aparecimento de manchas
Gravidez e menopausa
As mulheres que passam por esses dois estágios também podem enfrentar desequilíbrios hormonais, o qual pode se manifestar com uma superprodução de melanina.
Acne
Mulheres que já passaram por processos inflamatórios, como acne, também podem apresentar manchas escuras como resultado dessa fase.
⚠️ Atenção: este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.
Leia também
- Mulher é encontrada em área onde vivem apenas ursos
- 2 filmes da Netflix que demonstram o perigo de um relacionamento tóxico
- Manchas na pele: acabe com o problema com esta máscara caseira de limão e óleo de coco
Apoie
Compartilhe os textos da NOVA MULHER com os seus amigos através das redes sociais e dos aplicativos de mensagem. O seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores.
Siga-nos
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook. Além disso, fazemos parte do Google Notícias: