A história diz que muitas pessoas inspiraram o músico Renato Russo para escrever a famosa música Eduardo e Mônica. Para o personagem do garoto de 16 anos que ainda jogava futebol de botão com seu avô, Renato se inspirou nos colegas Philippe Seabra, André Pretorius e até o companheiro de banda Dado Villa-Lobos, que o músico dizia ser Eduardo, só que menos bobo.
Já para a madura e intelectual Mônica, não havia dúvidas. A personagem era sua grande amiga Leonice de Araújo Coimbra, ou apenas Leo Coimbra, casada com Fernando Coimbra, hoje embaixador do Brasil no México. Casados há 42 anos, eles se tornaram a inspiração oficial para os personagens.
O casal se conheceu o músico nos anos 1980, em um centro acadêmico da Universidade de Brasília, onde Fernando estudava Antropologia. Depois do show, logo desenvolveram uma amizade fraterna. O músico tinha um carinho especial por Leonice, amiga para quem ele apresentava e dividia seus trabalhos.
Em uma entrevista para a revista Flashback em 2004, Leonice compartilhou sua opinião sobre a canção. “Da canção, só me encaixo quando ele diz que Mônica adorava os filmes de Godard e tinha tinta no cabelo - como sou artista plástica, às vezes tinha mesmo tinta no cabelo. Apesar de ter tido avó alemã, não falo nada dessa língua. E nunca fiz Medicina. Temos três filhos. Na época da música, os meninos eram pequenos, e nenhum deles ficou de recuperação. Talvez o que ele quisesse mostrar é que duas pessoas podem se encontrar, se casar e ser felizes juntas, mesmo que venham de realidades diferentes.”
Leonice sempre manteve um contato muito próximo e carinhoso com Renato Russo, a ponto de ela ter sido uma das primeira pessoas para quem o músico revelou ter contraído o vírus da aids. Na época, ela era mãe de dois filhos do primeiro casamento e namorava Fernando, que era, de fato, mais novo que ela.
Leonice e Renato mantiveram uma relação muito próxima e carinhosa até a morte do cantor em 1996. Eu sua conta do Instagram, Leo prestou uma homenagem ao amigo recentemente. “Lembro como se fosse ontem o som da sua voz, suas brincadeiras, seu jeitinho”, escreveu ela, no Instagram.
⋅ ⋅ ⋅
Leia mais textos da NOVA MULHER
Pré-estreia de ‘Eduardo e Mônica’ reúne famosos e ganha data de estreia
Depois de Eduardo e Mônica, outra música de Renato Russo pode virar filme
Em apenas duas semanas de estreia, novo filme da Turma da Mônica bate recorde de bilheteria
⋅ ⋅ ⋅
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.