Filmes e Séries

Sydney Sweeney: ‘Estou muito orgulhosa do meu trabalho em Euphoria, mas ninguém fala sobre isso porque fiquei nua’

A estrela de 24 anos de The White Lotus e Euphoria fala sobre o estigma de se despir na TV

A atriz falou em entrevista para o site britânico The Independent (Foto: Divulgação)

Ano passado, Sydney Sweeney, conhecida por seus trabalhos em Euphoria, The White Lotus e The Handmaid’s Tale, foi eleita a garota mais assustadora da TV pelo The New York Times. Não por interpretar uma assassina violenta ou uma vilã sádica, mas por algo muito mais assustador: uma garota rica que lê Nietzsche e descansa na piscina que pode destruir sua autoestima com apenas um olhar fulminante. “Eu adoro isso”, diz ela sobre a honra duvidosa. “Definitivamente não é um título que eu pensei que receberia, mas vou aceitar.”

ANÚNCIO

A criança rica em questão é Olivia Mossbacher, da série The White Lotus, da HBO. A sátira mordaz da riqueza, ambientada em um resort de férias havaiano com tudo incluso, tornou-se um sucesso por sua soberba espetada de privilégio e vigília performática. Olivia é uma estudante universitária, que foi arrastada para essa viagem por seus pais ricos, e que passa seus dias tomando sol com sua amiga Paula, julgando selvagemente outros hóspedes entre capítulos de textos filosóficos. Como os tubarões que espreitam nas águas próximas, essa dupla terrível pode sentir o cheiro de sua próxima vítima a quilômetros de distância.

A própria Sweeney não é nem de longe tão aterrorizante. Ao telefone de Los Angeles, o jovem de 24 anos é enérgica e “boba”. As palavras brotam dela: fofocas, opiniões, anedotas. Pergunte a ela sobre seu cachorro, Tank – “ele está no quintal olhando para esquilos” – e ela praticamente entrará em combustão de alegria. Ela também tem medo de Olivia. “Eu não estive perto de muitas Olivias, mas tive breves encontros com algumas e elas me assustaram.”

Mas você já viu Sweeney antes de The White Lotus, geralmente interpretando personagens que fingem ser duronas, mas na verdade são profundamente inseguras. ela já foi a noiva, Eden em The Handmaid’s Tale; a adolescente intensa e suicida, Alice em Objetos Cortantes; e, no drama adolescente Euphoria, a sensível colegial Cassie, que se despe de forma sensual em um minuto e se desintegra de ansiedade no banheiro no minuto próximo. Ela está particularmente orgulhosa dessa performance – não que os críticos tenham dado muita atenção.

“Com The White Lotus, senti que as pessoas finalmente estavam reconhecendo o trabalho duro que venho fazendo”, diz ela. “Isso é algo que me incomoda há algum tempo. Estou muito orgulhosa do meu trabalho em Euphoria. Achei uma ótima atuação. Mas ninguém fala sobre isso porque eu fiquei nua. Eu faço The White Lotus e de repente os críticos estão prestando atenção. As pessoas estão me amando. Eles dizem, ‘Oh meu Deus, o que ela está fazendo a seguir?’ Eu fiquei tipo, ‘Você não viu isso em Euphoria? Você não viu isso em The Handmaid’s Tale?’”

Ela acredita que há “um estigma contra atrizes que ficam nuas nas telas”. “Quando um cara faz uma cena de sexo ou mostra seu corpo, ele ainda ganha prêmios e recebe elogios. Mas no momento em que uma garota faz isso, é completamente diferente.”

Na primeira temporada de Euphoria, Cassie estava no centro de uma história bastante triste. Deixada por seu pai viciado em heroína quando criança, ela passou a adolescência buscando a validação de homens através do sexo. Quando os namorados perguntam se podem filmá-la, ela diz que sim, pensando que um dia, um relacionamento pode dar certo. Não demora muito para que os vídeos se espalhem por toda a escola.

ANÚNCIO

Em um caso cruel de vida imitando a arte, capturas de tela das cenas de nudez de Cassie foram espalhadas pelas mídias sociais depois que a série foi ao ar. Sweeney só descobriu quando seu irmão mais novo foi marcado nas postagens. “Essa foi a coisa mais dolorosa que alguém poderia fazer”, diz ela. “O que eu faço é completamente separado da minha família. Meu personagem é completamente separado de mim. É tão desrespeitoso e angustiante.” Como ela lida com isso? “Eu não acho que haja realmente um mecanismo de enfrentamento para ser honesta. Você acaba se acostumando.”

Sweeney nunca se sentiu desconfortável filmando Euphoria, onde há um coordenador para cenas mais íntimas no set. “Sam [Levinson, o roteirista] é incrível”, diz ela. Na nova temporada, que estreou na HBO este mês, “há momentos em que Cassie deveria estar sem camisa e eu dizia a Sam: ‘Eu realmente não acho que isso seja necessário aqui’. não precisamos disso’. Eu nunca senti que Sam me empurrou ou estava tentando colocar uma cena de nudez em um programa da HBO. Quando eu não queria fazer isso, ele não me obrigou.”

*Matéria original, em inglês, publicada no site The Independent

⋅ ⋅ ⋅

Leia mais textos da NOVA MULHER

‘Euphoria’: confira 10 curiosidades sobre a série

Esses são os casais da vida real do elenco de Euphoria

Do renascimento à cultura pop: entenda todas as referências do 4º episódio de Euphoria

Euphoria: por que McKay sumiu na segunda temporada?

Briga entre atriz e diretor de Euphoria pode diminuir participação de personagem

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias