Filmes e Séries

‘Medida Provisória’, filme de Lázaro Ramos, estreia nesta quinta-feira

Depois de um longo período de espera, o longa finalmente chega aos cinemas

ANÚNCIO

O filme ‘Medida Provisória’, de Lázaro Ramos e que traz Taís Araujo, Seu Jorge e Alfred Enoch no elenco chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 14 de abril. O longa, filmado em 2019, teve seu lançamento adiado por aqui, por conta de entraves na Ancine, situação exposta pelo diretor e elenco da produção.

· · ·

Se você está gostando deste texto, é provável que também se interesse por:Mandy Moore diz que o roteiro do penúltimo episódio de ‘This Is Us’ a fez vomitar

· · ·

Este é o primeiro filme de ficção dirigido por Lázaro. Inspirado na peça ‘Namíbia, Não’, de 2011, o longa se passa em um futuro distópico no qual o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga os cidadãos negros a “voltarem” à África como forma de reparar o período da escravidão.

O advogado Antônio (Alfred Enoch), sua companheira, a médica Capitú (Taís Araujo), e seu primo, o jornalista André (Seu Jorge) decidem resistir com um movimento que luta pelo direito de permanecerem em seu país de origem.

O roteiro do filme foi feito por Lázaro em 2015 e foi filmado em 2019, em diversas locações do Rio de Janeiro antes do início da pandemia de Covid-19. Apesar das dificuldades para estrear, ‘Medida Provisória’ teve a sua primeira exibição oficial no Brasil em dezembro do ano passado, no Festival do Rio 2021.

Censura e divulgação

Nesta semana, os atores Lázaro Ramos e Taís Araujo iniciaram uma campanha nas redes sociais, onde chamavam seus fãs para manifestar e indicar quais cidades e cinemas gostariam que o filme fosse exibido. O motivo do chamamento seria por conta da estreia de outros dois filmes grandes, que poderiam tirar espaço de ‘Medida Provisória’ nas salas de cinema.

Na noite desta segunda-feira, 11, o diretor do longa participou do programa da TV Cultura, Roda Viva, onde falou sobre as tentativas de boicote ao filme e da censura sofrida por eles por meio da burocracia.

Lázaro explicou o motivo do atraso do lançamento do filme ‘Medida Provisória’ e revelou que um membro do governo puxou um boicote ao longa. “O filme está pronto desde 2019, em 2020 nós estrearíamos e mesmo assim não conseguimos a assinatura da Ancine [Agência Nacional do Cinema] pra trocar a distribuidora [que distribuiria o longa no Brasil e no exterior]. O que se sabe é que teve um membro do governo puxou boicote ao filme, sem ter assistido, dizendo que o filme foi feito para falar mal do tal Messias (o presidente Jair Messias Bolsonaro). Depois disso, a assinatura não vinha, depois de solicitações recorrentes. A assinatura chegou depois de a gente adiar a estreia do filme por quatro vezes, a gente depois não tinha mais desculpas pra dar porquê o filme não estava estreando. A gente teve que relatar a imprensa o que estava acontecendo. A imprensa começou a falar sobre censura através da burocracia. A assinatura chegou somente após que isso foi noticiado”, disse ele, que refletiu: “Talvez, pelo medo de acontecer o que aconteceu com Marighella, de Wagner, que quando a notícia da censura chegou, acabou divulgando mais o filme e foi muito bem-sucedido nos cinemas.”

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO