Famosos

Yoko Ono chega aos 90 anos mantendo ativismo desde a juventude com John Lennon. Veja como ela está agora.

Artista de vanguarda, incompreendida e difamada, Yoko segue transmitindo mensagens de paz e amor.

ANÚNCIO

Yoko Ono fez aniversário em 18 de fevereiro e chegou aos 90 anos e ao longo da vida passou por momentos de duras críticas principalmente durante o casamento com John Lennon, líder da maior banda da história. O casal mais midiático de sua época não mediu esforços para lutar pelos ideais de paz e de amor, como quando decidiram passar a lua de mel atendendo a imprensa enquanto ficaram deitados em uma cama de hotel: “Éramos ingênuos o suficiente para pensar que poderíamos mudar o mundo deitados numa cama”, refletiu Yoko anos mais tarde.

Durante todo o relacionamento, Yoko Ono recebeu diversas críticas, algumas diziam que as obras feitas por ela eram “escandalizadoras, com ideais ruins e de mal gosto”, outras a culpavam pelo fim momentâneo dos Beatles, embora John Lennon ter dito que ela o salvou e ofereceu uma perspectiva de vida.

Da relação com John Lennon, Yoko teve um filho, Sean Lennon e participou da composição de Imagine, o grande sucesso solo de John, mas a participação dela na música também demorou para ser reconhecida. “Ela deveria ter sido reconhecida como coautora porque ela criou boa parte da letra e da mensagem. Naquele momento eu era muito mais egoísta do que sou agora”, confessou John Lennon nos últimos anos de vida.

Nas últimas aparições públicas para homenagear o ex-marido, Yoko estava em cadeiras de rodas. Em 2017 ela falou sobre problemas de saúde: “Aprendi muito padecendo desta enfermidade. Sou grata por passar por isso. Obrigada, obrigada, obrigada”, disse.

Apesar de perceber o quão iludidos estavam, Yoko não abandonou seu trabalho nas artes plásticas nem o ativismo por um planeta de paz depois do assassinato de Lennon, em dezembro de 1980. Hoje, aos 90, ela e o filho Sean lançaram um projeto de arte visual baseado numa tradição japonesa de colocar pedidos em árvores, batizado de Árvore dos desejos para Yoko Ono.

Pelo Twitter, a artista expressa suas convicções e desabafos. Em janeiro desse ano ela escreveu “Há algo que faço para sair da depressão. Eu ando cerca de 80 quarteirões da minha cidade. Isso me dá uma verdadeira euforia”.

Em outras postagens, ela revela que continua convicta na busca por paz: “Se nós não gastássemos tanta energia em brigas, teríamos energia para criar um futuro para o planeta Terra em que viveríamos em alegria”.

Ela pode ser bastante misteriosa e discreta, mas sempre está disposta a compartilhar com seus fãs um conselho prático para a vida cotidiana, seja nas artes antigas, seja nas atuais ou pelo que escreve nas redes sociais.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO