Famosos

Os 60 anos de Xuxa e mistérios relevados

A rainha dos baixinhos vem recebendo uma série de homenagens pelo seu aniversário e aproveita para revisitar momentos delicados de sua carreira, como uma cirurgia plástica não autorizada

Xuxa
Xuxa (Foto: Reprodução/GNT/Globoplay)

Nascida no interior do Rio Grande do Sul, Maria da Graça Xuxa Meneghel, também conhecida como a “Rainha dos Baixinhos”, completa 60 anos no dia 27/03. A data tem sido marcada por uma série de celebrações.

ANÚNCIO

Depois de anos de rusgas envolvendo sua ex-contratante, a TV Globo, a emissora se rende nesse momento e reconhece os feitos da apresentadora, cujo alcance midiático extrapolou as fronteiras do Brasil e permeia o imaginário da infância de, no mínimo, duas gerações.

Alcance e acolhimento: “A Xuxa é o RuPaul da minha época”

A influência cultural de Xuxa chegou em lugares que muitas vezes nem ela imaginava.

Silvero Pereira deu um depoimento emocionante na edição do Altas Horas que homenageou a apresentadora. O ator relembrou sua infância contando como Xuxa sempre foi sua referência, e que performava em segredo suas danças e trejeitos, até ser flagrado por um grupo de crianças. A partir daquele momento, ele passou a ser humilhado na escola, sendo chamado de Paquita.

“Foi sendo ‘Paquita’ que eu cheguei ao lugar que estou, aqui, ao lado dessa mulher”

Veja seu depoimento:

Nas redes sociais, centenas de comentários vindos da comunidade LGBTQIAP+ reforçaram a opinião de Silvero: Xuxa, de fato, foi um acalento nos momentos mais solitários de muitas crianças:

ANÚNCIO

“O depoimento do Silvero sobre a Xuxa me pegou demais. Várias crianças viadas dos anos 90 se sentiram representadas ali. Lembro de me chamarem de Maria do Bairro na época pq me viram dançando a música de abertura da novela, então entendo como esses apelidos nos perseguiam.”

“É isso. Toda criança que hoje é um adulto gay dançava Xuxa trancado no quarto ou quando não tinha ninguém perto pelo medo dos ataques que poderíamos sofrer. Eu fui assim, eu entendo o choro do Silvero.”

Pressão Estética e Violência

Já no programa Saia Justa, Xuxa fez revelações nem tão confortáveis a respeito da fama e sobre como por muitas vezes não teve controle do seu próprio corpo. Ela falou sobre como a objetificação das mulheres nos anos 80 era extremamente normalizada e contou sobre uma experiência concreta nesse aspecto, quando passou por uma intervenção cirúrgica não autorizada ao decidir colocar uma pequena quantidade de silicone após o nascimento de Sasha:

“A mulher começou a fazer um desenho na minha barriga e eu dizia: não, não precisa mexer na minha barriga. Desceu para a bunda e eu disse: eu gosto da minha bunda, não mexe na minha bunda. Por que você está me desenhando? Eu quero peito só.”

Xuxa relata que quando acordou, estava com 320ml de peito, valor maior do que ela havia solicitado, e havia sido realizada uma cirurgia de lipoaspiração sem sua autorização:

“Eu sentia dor no corpo todo e não sabia porque [...] Me encheu de fibrose, até hoje eu tenho essas coisas no meu corpo”.

Além disso, a profissional também colocou botox em Xuxa sem que ela tivesse autorizado.

A apresentadora refletiu que muito provavelmente essa sequência de procedimentos “surpresa” foi feita com o aval de alguém de sua equipe, encerrando uma triste reflexão sobre o tratamento dado ao corpo das mulheres.

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias