Já se passaram 25 anos desde o momento em que Shakira lançou seu quarto álbum de estúdio, intitulado ‘‘¿Dónde están los ladrones?’ (’Onde Estão os Ladrões?’), mas o que ela nunca imaginou é que seria a produção que a lançaria à fama, pois cada uma de suas músicas fazia uma mistura entre nostalgia e alegria, contagiante com suas letras e incríveis danças.
No entanto, realizar este trabalho não foi nada fácil, pois por trás dele há uma história que muito poucos sabiam, e é que, durante sua passagem pelo aeroporto de Bogotá, lhe roubaram uma mala onde continha várias músicas escritas, as quais ela publicaria naquele mesmo ano, o que levou a artista a começar do zero.
“Quando estava em um aeroporto, me roubaram uma mala e em uma delas estavam as minhas músicas e não tinha cópia. Não me lembrava de nada, foi traumático. Estava prestes a começar este novo álbum (...) estavam todas as músicas sem corrigir”, confessou a cantora colombiana durante uma entrevista realizada na MTV no ano de 1998, nessa época, Shakira usava suas populares tranças e tinha o cabelo pintado de várias cores.
Tudo isso foi um pouco traumático para Shakira, pois "os ladrões nunca apareceram, nem as músicas também", ou seja, todo o trabalho realizado em nove meses nunca pôde ver a luz do público, o que tornou complicado para a artista para sua carreira.
No entanto, apesar das adversidades, ela conseguiu seguir em frente, pois usou o ocorrido como inspiração para lançar um dos álbuns mais populares de sua carreira, lançando-a diretamente para a fama mundial, pois naquele momento a cantora era reconhecida somente na América Latina.
“Um momento notável na minha carreira desde que estreei mundialmente com ‘Dónde están los ladrones’, é ter cantado em três Copas do Mundo, ter participado de um Super Bowl e ter estreado no Top 10 do Billboard depois de mais de 30 anos!”, disse Shakira ao blog For The Récord do Spotify.