Se você passar o ano inteiro assistindo filmes de terror na Netflix ou em outras plataformas, é muito provável que poucas coisas em um filme assustador te assustem, te surpreendam ou te façam perder o sono.
No entanto, mesmo acreditando que já vimos tudo no gênero de horror, sempre há produções que rondam que são realmente assustadoras e capazes de te fazer tremer e até gritar na sua cadeira.
Entre os projetos com esse poder está um peculiar longa-metragem de terror nórdico distribuído pela A24 que - de acordo com a GQ - teria causado gritos e até desmaios no Festival de Cinema de Cannes.
Qual foi o filme de terror que causou gritos em Cannes?
Trata-se de Lamb (Dýrið, pelo seu título original), um filme islandês de drama e terror sobrenatural dirigido por Valdimar Jóhannsson e estrelado por Noomi Rapace e Hilmir Snær Guðnason que foi lançado em 2021.
Escrito por Jóhannsson e Sjón, o filme acompanha María e Ingvar, um casal cujas vidas dão uma reviravolta quando descobrem uma criatura metade menina, metade ovelha na sua fazenda na Islândia e decidem adotá-la como filha.
A inesperada possibilidade de ter uma vida familiar causa grande alegria para este casal que perdeu uma criança, mas este estranho achado, em vez de felicidade, acaba trazendo-lhes tragédia.
Quem atua em Lamb?
A película Lamb conta com um elenco pequeno, mas extremamente talentoso. Rapace assume o papel da protagonista, Maria. Enquanto isso, Guðnason dá vida ao personagem Ingvar.
Outros atores que participam no filme de terror são o ator Björn Hlynur Haraldsson na pele de Pétur e a estrela Ester Bibi nos sapatos de uma mulher não identificada na trama.
Como foi a crítica de Lamb?
Lamb recebeu principalmente críticas positivas da parte da crítica especializada. Javier Ocaña de El País descreveu-a como "perturbadora e original, o filme mantém-se forte no drama e na alegoria".
Por sua vez, David Rooney do The Hollywood Reporter definiu-a como "uma experiência perturbadora, mas também uma visão muito original sobre as ansiedades de ser pai".
Enquanto isso, Peter Bradshaw do The Guardian deu quatro estrelas em cinco. “Um impressionante estreia em longa-metragem com essa comédia de terror sobre a solidão”, opinou.
Também, Miguel Romero de Cinemanía garantiu que esta produção “propõe uma verdadeira experiência catártica” e que é “um filme que produz sensações realmente perturbadoras”.
Além disso, o longa-metragem foi indicado a mais de trinta prêmios, dos quais ganhou 24, incluindo o Un Certain Regard, o prêmio de originalidade concedido no Festival de Cannes.
Onde posso ver Lamb?
O original e assustador filme de terror folclórico está disponível no AppleTV+ e no MUBI.