Céline Dion surpreendeu o mundo no ano passado quando revelou através de suas redes sociais que havia sido diagnosticada com síndrome da pessoa rígida e deixaria temporariamente o palco. ”Tenho lidado com problemas de saúde há muito tempo e tem sido muito difícil para mim enfrentar esses desafios e falar sobre tudo o que tenho passado”, confessou em um emocionante vídeo.
A síndrome da pessoa rígida é um "transtorno neurológico autoimune pouco comum que frequentemente causa rigidez muscular e espasmos dolorosos", de acordo com a John Hopkins Medicine.
De acordo com o centro médico, a rigidez e os espasmos "aparecem e desaparecem e podem piorar com o tempo". Não tem cura, mas controlar os sintomas pode facilitar a convivência com essa doença.
No início, Dion adiou sua Courage World Tour até 2024, mas depois decidiu cancelá-la. “Embora parta meu coração, é melhor que cancelemos tudo agora até que eu esteja realmente pronta...”, disse ela. No entanto, a cantora de 55 anos prometeu continuar lutando por sua saúde. “Quero que todos saibam que não vou desistir... e mal posso esperar para vê-los novamente!”, apontou no início do ano.
Céline Dion utiliza a fisioterapia
Agora, pessoas próximas à estrela revelaram à revista ‘US Weekly’ que a intérprete de ‘It’s All Coming Back to Me Now’ está trabalhando duro para recuperar sua saúde e poder voltar a se apresentar. ”Céline é uma lutadora”, revelou uma fonte ao meio de comunicação estadunidense. “Ela não tem tanto controle sobre seus músculos como antes, mas está trabalhando com médicos e fisioterapeutas para melhorar”.
Além disso, ele afirmou que a mãe de dois "tem tirado um tempo para se concentrar em sua saúde, mas planeja voltar ao palco assim que sua equipe médica der permissão".
Um segundo informante confirmou a informação e afirmou que a fisioterapia está sendo sua grande aliada. “Ela mantém uma atitude positiva e otimista e faz fisioterapia todos os dias”, contou. ”Voltar ao palco de alguma forma é seu sonho constante, mesmo que ela não possa mais cantar; ela só quer ver aqueles rostos brilhantes”, afirmou o anônimo, conforme publicado recentemente pela revista.
O que é a fisioterapia, a aliada de Céline Dion?
De acordo com o Colégio Oficial de Fisioterapeutas da Galícia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu a fisioterapia em 1958 como "a arte e a ciência do tratamento por meio do exercício terapêutico, calor, frio, luz, água, massagem e eletricidade".
De acordo com o organismo, a terapia física também "inclui a realização de testes elétricos e manuais para determinar o valor do comprometimento e força muscular, testes para determinar as capacidades funcionais, a amplitude do movimento articular e medidas da capacidade vital, bem como auxílios diagnósticos para o controle da evolução".
Por outro lado, a Confederação Mundial de Fisioterapia definiu-a como “o conjunto de métodos, intervenções e técnicas que, através da aplicação de meios físicos, curam, previnem, recuperam e adaptam pessoas afetadas por disfunções somáticas ou que desejam manter um nível adequado de saúde”.
A terapia parece estar tendo um impacto muito positivo porque a artista parecia muito bem ao assistir a um jogo de hóquei em Las Vegas com seus filhos gêmeos, Eddy e Nelson, em novembro passado. ”Os meus filhos e eu divertimo-nos muito a visitar os Montreal Canadiens depois do jogo de hóquei contra os Vegas Golden Knights...”, partilhou no Instagram juntamente com imagens do momento. ”Jogaram tão bem, que jogo! Obrigado por se reunirem conosco depois do jogo, rapazes! Isso foi memorável para todos nós...”, acrescentou a vencedora do Grammy na legenda da publicação.