Filmes e Séries

‘A Sociedade da Neve’: o que a crítica disse sobre o filme sobre a tragédia dos Andes?

'A Sociedade da Neve' estreou na Netflix em 4 de janeiro. Por isso, contamos o que a crítica disse sobre o filme que narra a tragédia dos Andes

ANÚNCIO

Netflix recebeu em seu catálogo nesta quinta-feira, 4 de janeiro, La sociedad de la nieve, um filme espanhol sobre o acidente do avião 571 da Força Aérea Uruguaia que ocorreu há mais de 50 anos.

Em 1972, o voo charter transportava uma equipe de rugby de Montevidéu para o Chile quando caiu em um glaciar nos Andes. Dos 45 passageiros, apenas 29 sobreviveram ao impacto.

Presos em um dos ambientes mais hostis do mundo, os sobreviventes foram obrigados a tomar medidas extremas para se manterem vivos. Apenas 16 foram resgatados 72 dias depois.

Baseado no livro homônimo do jornalista Pablo Vierci e dirigido pelo cineasta J. A. Bayona, o filme narra a conhecida história do ponto de vista de Numa Turcatti, uma das vítimas.

Embora tenha acabado de chegar à plataforma de streaming, o longa-metragem teve sua estreia nos cinemas em 2023, então os críticos especializados em cinema já o viram e deram suas opiniões a respeito.

O que a crítica disse sobre ‘A Sociedade da Neve’?

Os especialistas em sétima arte ao redor do mundo deram críticas principalmente positivas a A Sociedade da Neve, elogiando principalmente a abordagem de Bayona para narrar a tragédia.

Guy Lodge, da Variety, afirmou que é "um poderoso e eficaz filme lacrimogêneo que te envolve com ondas alternadas de terror, horror e alívio, mesmo que a história não seja inovadora".

"Bayona consegue, mais uma vez, uma reconstrução visceral e angustiante de uma catástrofe real", acrescentou. David Rooney, do The Hollywood Reporter, concordou com a opinião de seu colega.

"Demasiado longa, mas comovente (...). Bayona narra novamente esta tragédia com autenticidade e um realismo arrepiante, com emoção, mas sem sensacionalismo", escreveu o especialista.

Tim Robey do Telegraph deu quatro estrelas em cinco e disse: "É desolador, profundamente comovente, mas dispensa radicalmente a pieguice sobre o triunfo do espírito humano".

Manu Yáñez de Fotogramas concedeu a mesma pontuação e descreveu o filme como "uma ode sensorial ao instinto de sobrevivência (...). Destaca-se por sua aposta deliberadamente cinematográfica...".

Da mesma forma, Jordi Batlle Caminal do La Vanguardia destacou em sua resenha que Bayona "realizou um trabalho magnífico, sério e meticuloso, sem se deleitar no efeito mórbido...".

Por sua vez, Carlos Boyero do El País afirmou que "tudo funciona perfeitamente" em A sociedade da neve. "É um filme tão comovente quanto primorosamente realizado".

"Eu me sinto o tempo todo dentro dela. Sua estética é poderosa. Não há falhas narrativas. E todos os intérpretes são autênticos", observou sobre o elenco.

Sergio Burstein, do Los Angeles Times, destacou que "Bayona consegue nos emocionar e nos aproximar mais do que nunca das pessoas, cujas experiências impactantes parecemos conhecer de cabo a rabo".

Kevin Maher, do The Times, considerou que "a força do filme reside em sua equanimidade moral e virtuosismo técnico (o acidente é realmente aterrorizante)" e deu quatro estrelas de cinco.

Quim Casas, do El Periódico de España, afirmou que "é uma homenagem aos mortos" e aplaudiu a decisão de contar a história do ponto de vista de uma das vítimas e não dos sobreviventes.

"O uso da voz narrativa é, nesse sentido, muito interessante e é o que dá sentido e diferença a A Sociedade da Neve dos outros filmes sobre essa história", afirmou.

Enquanto isso, Pete Hammond do Deadline apontou que "o mais impressionante é o assustador acidente, recriado com um realismo surpreendente" e "a trilha sonora merece menção especial".

Por último, Matt Glasby da Radio Times deu quatro estrelas ao filme e celebrou a escolha do elenco composto por atores estreantes ou com pouca experiência da Argentina e Uruguai.

"O elenco, em grande parte desconhecido, é excelente, os efeitos especiais impecáveis, e Bayona tem um grande talento para mostrar o espetáculo em escala humana. O resultado é inspirador, emocionante e, às vezes, arrepiante", concluiu.

A Sociedade da Neve já está disponível para assistir na Netflix.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO