Filmes e Séries

‘Enganos’: 5 diferenças entre a série da Netflix e o livro, inclusive o final

'Enganos' é uma adaptação de um famoso romance. Aqui contamos cinco diferenças entre a série de sucesso da Netflix e o livro em que é baseado.

ANÚNCIO

Desde a sua estreia na Netflix, em 1º de janeiro, ‘Enganos’ se tornou a série mais popular na Netflix, graças à sua história cheia de suspense e às atuações de um elenco de primeira.

Adaptação de um romance best-seller do autor Harlan Coben, a produção segue uma ex-capitã do exército chamada Maya Stern enquanto investiga o homicídio de seu rico marido, Joe Burkett.

No início, a morte do marido parece ser um roubo que deu errado; no entanto, à medida que a ficção avança, descobre-se que existem razões muito mais sombrias que levaram ao seu assassinato a sangue frio.

As principais diferenças entre o livro e a série (spoilers)

A série conseguiu capturar perfeitamente o suspense contido no livro, mas os criadores fizeram várias mudanças na trama original para torná-la ainda mais interessante ao ser adaptada para a telinha.

Embora nem sempre os leitores estejam satisfeitos, algumas das mudanças implementadas em ‘Enganos‘ realmente melhoraram a história. Por isso, a seguir, apresentamos cinco delas:

Alguns personagens tiveram seus nomes alterados

Ao converter um romance em uma série, é muito comum que os nomes dos personagens sejam alterados para torná-los mais identificáveis com o público-alvo ou para evitar confusões com outros papéis.

No caso de ‘Enganos’, isso também aconteceu com vários dos personagens da ficção. Por exemplo, a melhor amiga de Maya chama-se Eileen no livro, enquanto na produção da Netflix tem o nome de Eva.

Roger Kierce tornou-se Sami Kierce; Alexa passou a chamar-se Abby; Hector acabou chamando-se Luka; Tommy Douglass tornou-se Tommy Dark e Jean-Pierre mudou para Alexander Dosman.

A localização da história foi alterada na série

Uma das mudanças mais importantes feitas na trama original é a localização. No romance de Coben, a história se passa em Nova Jersey, enquanto na série foi desenvolvida no Reino Unido.

Coben explicou por que mudou de localização em uma entrevista com o CBS Mornings. “Tenho uma ótima equipe lá (no Reino Unido). Este é o quarto programa que fizemos...”.

"E então, trabalhar com essa equipe é muito divertido, então simplesmente pegamos a história, a movemos e acredito que esse híbrido a torna mais rica", acrescentou o autor.

Novos personagens foram adicionados à série

‘Enganos’ adicionou vários personagens à trama que não estavam no livro. Um dos papéis mais importantes adicionados à história foi o de Marty McGreggor, o parceiro do sargento Sami Kierce.

Louis, o filho que Claire Stern deu para adoção na juventude; Nicole Butler, a madrinha dos Alcoólicos Anônimos de Kierce, assim como sua noiva grávida, Molly, são outros novos papéis.

Maya não contribuiu para a prisão de Corey

Muito do que está relacionado a Corey 'The Whistle' Rudzinski mudou da página para a tela. Desde como ele conheceu Maya e o lugar secreto onde costumavam se encontrar até a prisão do investigador.

Na série, depois que Maya descobre o acordo entre Corey e sua irmã Claire que levou à morte dela, eles começam a trabalhar juntos para desvendar o caso que envolve os Burkett.

No entanto, assim que Kierce descobre que Maya estava com um homem desconhecido quando encontrou o corpo de Tommy Dark, ele a chamou para interrogá-la e ela revelou que era Corey.

A polícia logo o encontra e não lhe resta mais nada além de revelar o que estava investigando com Claire. No livro, Maya nunca trai Corey, então ele nunca foi preso pela polícia.

Pelo contrário, toda a informação que ele descobriu sobre a morte de sua irmã foi guardada. Além disso, seu aliado era muito habilidoso para se esconder e não teria se entregado nem a si mesmo nem à sua fonte.

O final é diferente do da novela

No final da série ‘Enganos’, Kierce descobre que Maya matou Joe depois que um dos motociclistas que passou naquela noite pelo parque confessou tê-la visto cometer o crime.

O detetive prendeu a protagonista, mas não a levou para a delegacia porque ela o convenceu a deixá-la ir para fazer com que a família Burkett pagasse por todo o dano que havia causado.

Ambos então têm uma conversa onde Kierce conta sobre sua doença, que ele suspeitava ser causada pelos medicamentos do laboratório dos Burkett que estava tomando.

Na novela, por outro lado, Kierce nunca prende Maya por matar Joe. Em vez disso, ela morre antes que a polícia possa detê-la pelo assassinato de seu marido cruel.

Outra grande diferença entre o final do livro e a série está relacionada ao momento em que Lily, tornada uma adulta, dá à luz a uma bebê que ela nomeia como sua mãe, Maya.

Na série, Kierce é uma das pessoas que vai conhecer a recém-nascida; com esse gesto, entende-se que ele permaneceu como parte da vida de Lily após a morte de sua mãe.

O sargento até carrega a pequena. No entanto, no livro, ele não faz parte do grupo que vai ao hospital para conhecer a filha de Lily e também não fez parte de sua vida desde criança.

Nas últimas cenas do romance, apenas Shane, Eddie, Abby, Daniel e Dean estão junto à única filha de Maya. Além disso, é Shane quem segura a bebê Maya em seus braços, não Kierce.

ANÚNCIO

Conteúdo patrocinado

Últimas Notícias

ANÚNCIO