Depois que a Rainha Letizia viveu em agonia nos últimos meses devido à exposição de Jaime del Burgo, ex-cunhado, sobre seu suposto romance, os ataques contra a monarca não cessaram.
O jornalista Jaime Peñafiel, que se tornou um inimigo da realeza espanhola, tem se encarregado de difamá-la, expondo detalhes de sua vida privada, como sua crise matrimonial com o Rei Felipe VI, devido à sua infidelidade, seus problemas de fertilidade e até mesmo a acusou de ser culpada pelo suicídio de sua irmã mais nova, Érika Ortiz.
Sem qualquer tipo de tabu ou medo da justiça, o jornalista concedeu várias entrevistas e até escreveu um livro sobre Letizia. Embora inicialmente tenha causado um escândalo negativo para a casa real da Espanha, a situação se voltou contra ele.
A rainha Letizia passou de ser apontada com o dedo, a ser apoiada por milhares de internautas que rejeitam a maneira como Peñafiel a atacou, considerando que é um “assédio” o que ele empreendeu contra ela por ser mulher.
São centenas as mensagens de apoio que a rainha recebeu de amigos, fãs, escritores e diversas personalidades, que também denunciam os ataques contra ela. No entanto, alguns deles decidiram ir além e exigem que Felipe VI se posicione e defenda sua esposa dessa cruel campanha de difamação.
"Definição de miserável e ressentido. Os ataques gratuitos à Rainha Letizia são bastante lamentáveis", "As declarações de Peñafiel sobre a Rainha Letizia são repugnantes", "Todo o meu apoio, solidariedade e respeito à Rainha Letizia, como mulher e pessoa, ela merece absoluto respeito à sua vida íntima, familiar e passado", "O que um certo jornalista vem fazendo há anos com a Rainha Letizia chama-se violência e assédio", "O Rei está esperando para defender sua esposa de ataques tão cruéis?", "Esperando que a coroa saia em defesa de Letizia", comentaram.
Apesar da onda de comentários e ataques contra a ex-jornalista, a realeza espanhola preferiu manter-se em silêncio e à margem da situação. Embora para muitos as aparições do casal juntos tenham diminuído.