A Netflix apostou tudo em ‘A Sociedade da Neve’, um filme que não só se tornou um dos mais assistidos na plataforma até agora neste ano, mas também recebeu várias e merecidas indicações nesta temporada de prêmios.
O filme espanhol já competiu contra grandes produções na categoria de Melhor Filme de língua não inglesa no Globo de Ouro e Melhor Filme Estrangeiro no Critics Choice Awards, e agora que a lista de indicados ao prêmio Oscar foi revelada, ele se destaca como favorito para levar o prêmio de Melhor Filme Internacional.
Baseado no livro homônimo de Pablo Vierci, 'A sociedade da neve' causou um grande impacto ao narrar a extraordinária história real do acidente aéreo dos Andes em 1972 e a corajosa luta dos passageiros pela sobrevivência ao longo de 72 dias brutais. Apenas 29 dos 45 sobreviveram ao acidente, mas 16 foram resgatados e, embora existam versões anteriores a esta, o que a diferencia e a torna uma das favoritas é a forma como se arriscou ao colocar como narrador principal uma das pessoas que não sobreviveram ao incidente, mas que foi peça-chave no resgate de seus companheiros.
Quais são as chances de ‘A Sociedade da Neve’ ganhar o prêmio de ‘Melhor filme internacional’?
Apesar de 'A Sociedade da Neve' já ter sido considerada uma das melhores, os críticos têm se inclinado por outras produções que poderiam roubar o Oscar dela.
Uma delas, embora surpreendentemente não tenha entrado na lista de indicados a ‘Melhor filme internacional’, evitou que LSDLN ganhasse o Globo de Ouro e o Critics Choice Awards. Trata-se de ‘Anatomia de uma Queda’, filme dirigido por Justine Triet, que competirá em cinco categorias: melhor filme, melhor direção, melhor roteiro, melhor atriz principal e melhor montagem.
Por outro lado, devido às suas indicações adicionais em maquiagem e efeitos visuais, o filme que desponta como favorito a 'Melhor filme internacional' seria 'The Zone of Interest'.
O filme em alemão, catalogado como uma produção do Reino Unido, que foi filmado na Polônia, recebeu cinco indicações ao Prêmio da Academia, incluindo Melhor Filme. Também recebeu indicações para Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado para Jonathan Glazer, além de reconhecimentos para Melhor Longa-Metragem Internacional e Melhor Som.
‘A Zona de Interesse’ é escrita pelo diretor britânico Jonathan Glazer e é uma adaptação do romance de 2014 do autor Martin Amis. É inspirada no oficial nazista da vida real Rudolf Höss e sua família.
Glazer, conhecido por filmes como ‘Birth’ de 2004 e ‘Under the Skin’ de 2013, disse ao The Guardian que a razão por trás de fazer este filme está em “tentar reafirmar nossa proximidade a este terrível evento que consideramos do passado”.