A tão esperada entrega dos Prêmios Oscar está chegando e, com isso, as expectativas têm aumentado. Cada uma das cerimônias de premiação, como o Globo de Ouro, o BAFTA, o SAG Awards e outros, nos deram uma ideia de quem são os favoritos para receber a principal premiação da temporada; embora, é claro, também tenhamos tido grandes surpresas.
Embora todos os olhos estejam voltados para categorias como ‘Melhor Atriz’, ‘ Melhor Ator’, ‘Melhor Diretor’ e ‘Melhor Filme’, aquelas como ‘Melhor Filme de Animação’, ‘Melhor Canção Original’ e ‘ Melhor Filme Estrangeiro’ não ficam para trás.
Mas uma das que ganhou popularidade nos últimos anos é a de ‘Melhor Figurino’, que reconhece um dos elementos vitais para a narrativa visual de um filme.
Estes são os filmes indicados para ‘Melhor Figurino’
Nesta entrega, a categoria conta com uma mistura interessante de talento, com três vencedores anteriores do Oscar e três indicados pela primeira vez. Embora os filmes de época costumem se destacar nesta categoria devido à atenção aos detalhes e autenticidade histórica, este ano duas películas particularmente singulares chamaram a atenção, combinando elementos contemporâneos, de época e de gênero de forma inovadora.
Além disso, é interessante notar que as cinco indicações deste ano coincidem com as indicadas a ‘Melhor Design de Produção’, deixando claro como ambas contribuem de forma integral para a criação da estética e do mundo visual de um filme.
‘Barbie’
Jacqueline Durran
Durran tem sido uma figura proeminente no mundo do design de figurinos, com nove indicações ao Oscar e duas vitórias. Antes de Barbie, ela já havia trabalhado com Greta Gerwig em ‘Adoráveis Mulheres’ (2019). A designer fez um trabalho excepcional no design de figurinos de Margot Robbie e companhia, inspirando-se nas icônicas bonecas que marcaram gerações. Além de criar figurinos para os personagens de Barbieland, também projetou trajes contemporâneos para os personagens do mundo real.
‘Oppenheimer’
Ellen Mirojnick
Ellen Mirojnick é uma experiente designer de figurino de Nova York que estreia trabalhando com Christopher Nolan em ‘Oppenheimer’. Apesar de ser sua primeira indicação ao Oscar, ela tem três indicações ao Emmy e uma vitória por ‘Behind the Candelabra’ em 2013, além de uma indicação por seu trabalho em ‘Bridgerton’ da Netflix em 2021. ‘Oppenheimer’ se passa nas décadas de 30 e 40, o que permitiu a Mirojnick criar trajes elegantes que refletem fielmente a época. Embora talvez não tenha recebido tanta atenção quanto outros filmes, sua habilidade em recriar a moda da época merece reconhecimento, sem esquecer que Oppenheimer é uma das favoritas para levar a maioria dos prêmios nesta cerimônia.
‘Pobres Criaturas’
Holly Waddington
Holly Waddington, conhecida por seu trabalho em dramas de época como ‘A Favorita’, surpreende com sua incursão na comédia absurda ‘Pobres Criaturas’. Neste filme, ela funde trajes de época com elementos fantásticos, dando vida aos personagens interpretados por Emma Stone e Mark Ruffalo, entre outros. Embora tenha havido especulações sobre uma competição entre ‘Barbie’ e ‘Pobres’ na categoria de ‘Melhor Design de Vestuário’, o Sindicato dos Designers de Vestuário não será determinante, já que ambos os filmes competem em categorias diferentes. No entanto, espera-se que ‘Barbie’ leve o prêmio, dada a reputação de Jacqueline Durran e a associação da marca com moda e estilo.
‘Napoleão’
Janty Yates
Yates, que ganhou um Oscar por seu trabalho em ‘Gladiador’ de 2000, recebe sua segunda indicação ao prêmio por seu trabalho em ‘Napoleão’, dirigido por Sir Ridley Scott. Apesar de seu destacado trabalho em ‘Casa Gucci’, não foi indicada, o que surpreendeu muitos devido ao foco na moda do filme. Em ‘Napoleão’, ela colabora com Dave Crossman, conhecido por seu design de figurino militar. Embora esta seja sua primeira indicação ao Oscar, ela teve contribuições notáveis em filmes como ‘The Batman’ e ‘Rogue One: Uma História Star Wars’. ‘Napoleão’ segue o gênero do drama de época, um estilo que tem sido tradicionalmente bem recebido nesta categoria.
‘Assassinos da Lua das Flores’
Jacqueline Oeste
Jacqueline acumulou cinco indicações ao Oscar desde seu trabalho em ‘Quills’ (2001). Embora não tenha sido indicada, foi muito elogiada por seu trabalho em ‘Dune’ (2021) e espera-se que seja uma forte concorrente no próximo ano pelo que fez na sequência. Com ‘Killers of the Flower Moon’, marca sua primeira colaboração com Martin Scorsese, criando magníficos trajes de época, bem como a autêntica vestimenta indígena dos personagens da Nação Osage, que contribuíram significativamente para tornar este filme um dos mais atraentes competindo este ano.