‘Barbie’ tem sido um dos fenômenos culturais mais importantes dos últimos tempos ao tornar as lutas do feminismo (em muitos aspectos) acessíveis à cultura pop. E embora haja críticas bastante sólidas sobre a qualidade do filme e o desconforto sem nuances que gera no público masculino, principalmente, a mensagem do filme, quando uma estrela como Shakira critica isso, abre caminho para que seja cancelada nas redes, como está acontecendo agora.
Tudo começou ao encontrar uma citação de uma entrevista que ela deu para a revista ‘Allure’, onde ela disse o seguinte sobre o filme:
"Meus filhos absolutamente odiaram. Eles sentiram que era castradora e eu concordo, até certo ponto. Estou criando dois meninos. Quero que eles também se sintam poderosos, enquanto respeitam as mulheres. Gosto da cultura pop quando tenta capacitar as mulheres sem privar os homens de sua capacidade de serem homens, de proteger e prover também. Acredito em dar às mulheres todas as ferramentas e a confiança de que podemos fazer tudo sem perder nossa essência, sem perder nossa feminilidade. Acredito que os homens têm um propósito na sociedade e as mulheres também têm outro propósito. Nós nos complementamos e essa complementaridade não deve se perder", expressou.
E se, embora algumas pessoas tenham criticado a forma como a mensagem foi transmitida no filme de Greta Gerwig, outras a questionam porque dizem que seu empoderamento é falso e que "não entendeu o filme".
Tudo o que ela disse em seu disco é absolutamente falso com essas declarações
Já existem vários comentários, principalmente na rede social Twitter, onde afirmam que ela não soube interpretar a mensagem do filme e que seu empoderamento não era tão "certeiro" quando ela se atrevia a criticar um ícone da feminilidade dos séculos XX e XXI.
“Os seus pobres filhos tiveram que assistir a um filme que empodera as mulheres”, “Ela decidiu ir com a desgraça com essa opinião horrível”, “As mulheres também podem proteger e prover. É incrivelmente decepcionante e esquece o ponto do filme”, “Shakira deixou de ser uma estrela mundial para se tornar uma mãe de futebol e apoiar a carreira medíocre do seu marido. O que acham surpreendente nisso?”, são alguns dos comentários.
Também é criticada por reforçar estereótipos de gênero por suas declarações no meio.